Na sessão do legislativo na última segunda feira, o vereador Dieguinho da Furgões (PSD) voltou a destacar a importância da instalação de fraldários nos espaços públicos como nas Unidades Básicas de Saúde e no Cine Teatro, exemplificou. O vereador lamentou que durante os dias de festa junina na Praça Pio XII, algumas mães tiveram que utilizar ambulância para trocar os bebês, quando a administração já poderia ter atentado para essa necessidade que qualificou como rápido e fácil de resolver.
E cobrou sua solicitação feita através de uma indicação, instrumento este utilizado pelo vereador para sugerir ações ao Poder Executivo. A medida visa oferecer mais conforto e condições de higiene para pais e responsáveis que utilizam os serviços da UBS, especialmente aqueles com crianças pequenas. Dieguinho lembrou que havia feito a mesma solicitação à direção do Hospital Cristo Rei e foi prontamente atendido pela instituição.
O vereador destaca que a presença de um fraldário em UBS é importante por diversos motivos, dentre eles, conforto e higiene proporcionando um ambiente adequado para a higiene das crianças, evitando a exposição a locais insalubres e desconfortáveis. Além disso, garante que pais e responsáveis possam cuidar de seus filhos de forma digna e acessível, independentemente da condição da criança.
Um fraldário vem atender uma necessidade crescente, já que muitas mães e pais enfrentam dificuldades para encontrar locais adequados para trocar fraldas em unidades de saúde. Vale lembrar que em shoppings centers e algumas lojas de departamento já contam com tal estrutura e espera que a prefeitura avalie a demanda e, realoque os recursos necessários para sua instalação.
Em Londrina, a maioria das UBS já possuem fraldários bem como o Cine Teatro Ouro Verde e teatros particulares como "Marista" e "Mãe de Deus". Na administração londrinense os locais onde já foram instaladas figuram no portal da transparência e no site da Secretaria Municipal de Saúde. O vereador também aproveitou a oportunidade para elogiar a atitude da administração municipal em implantar o Programa Kit Maternidade, considerando que tal medida, foi proposição de sua autoria há alguns meses atrás.
Faltou a informação de que o “Projeto de Lei”, enviado à Câmara de “autoria” do Poder Executivo, foi motivado pela indicação do vereador. O programa “Kit Maternidade” tem como foco principal a entrega de enxovais completos para gestantes em situação de vulnerabilidade social. “O objetivo de nosso pedido, é auxiliar essas mães no início da maternidade, garantindo que os recém-nascidos tenham o necessário para seus primeiros dias de vida”, justificou o vereador.
Comentários: