Com o crescimento do número de veículos emplacados no município, especialmente motocicletas que servem como transporte de passageiros ou cargas, como entregadores de fast-food, auto peças, tintas, por exemplo, a falta de um número suficiente de vagas, em estacionamento regulamentado (Zona Azul) especialmente na região central de Ibiporã tem provocado a necessidade de ser revisto. Segundo dados do Detran, 19.755 veículos estão emplacados no município e cerca de 30% destes, são motocicletas e afins.
A opinião é do vereador Pedro Luiz Chimentão (Republicanos) que abordou o tema na sessão da última segunda-feira justificando uma indicação. No centro de Ibiporã é comum os motoristas de carros encontrarem vagas destinadas a estes veículos, ocupadas por motos. O vereador destaca que as vagas são insuficientes o que vem gerando problemas já que os motoboys não tem onde parar e assim ocupam irregularmente as vagas destinadas a carros.
Na tarde de ontem, por pouco não houve um entrevero em frente ao Shopping Terra Bonita quando o condutor de uma caminhonete ao tentar estacionar, esbarrou numa motocicleta que ocupava a vaga. O bate boca por pouco não virou “vias de fato” ou até algo mais grave. O motociclista errado se achava na razão, e o motorista do utilitário, da mesma forma.
A verdade é que nos dias de hoje, encontrar uma vaga para estacionar no centro de Ibiporã, é mosca branca. Nem o sistema rotativo dá conta de atender a demanda ficando cada vez mais remota a chance de termos um estacionamento regulamentado funcional na prática. Lembrando que o serviço foi implantado com o objetivo de promover a rotatividade das vagas de estacionamento e colaborar com a melhor fluidez do trânsito. Porém se tem uma coisa que alguns "motoqueiros" não respeitam é trânsito.
Eles cortam quebra-molas pela lateral, pilotam em corredor, empinam em plena avenida, cortam giro, retiram silenciador do escape, não respeitam limite de velocidade nem as vagas destinadas a outros veículos e alguns sequer usam o capacete corretamente. Isto quando não estão montados em cabritos ou estão com a documentação irregular ou pneus careca. Uma fiscalização eficaz e rigorosa neste sentido tiraria mais de 20% destes veículos de circulação.
Quando nos deparamos com uma motocicleta estacionada corretamente, é certo que o seu condutor é um "motociclista" consciente e responsável. Mas a maioria, está longe disso. Não obstante o crescente número de acidentes fatais, já batizado de "morto-boy".
Exibicionismo de irresponsáveis, pode terminar em acidente fatal como este registrado em Salvador
Chimentão destaca que novas vagas de estacionamento para motocicletas ao longo das Avenidas Paraná e Santos Dumont precisam ser viabilizadas. “Com o aumento de motos, os locais de estacionamento estão insuficientes, gerando problemas, já que os motociclistas não têm onde parar, usam as vagas dos carros o que não é permitido”, justifica solicitando que o município através da secretaria competente, resolva o problema.
Uma outra solicitação do vereador Pedro Chimentão implica na implantação de um redutor de velocidade (quebra-molas) e mão única na Rua Abel Nunes da Silva. “A solicitação torna-se extremamente necessária e urgente, pois na localidade supracitada no objeto dessa indicação, ocorre o trânsito constante de crianças que estudam nos CMEI`s Aldivina e Dálgima, e nesse sentido observa-se condutores desenvolvendo alta velocidade, impondo riscos a quem passa pela localidade”, justificou o vereador.
Comentários: