A Câmara de Ibiporã está entrando em recesso parlamentar antecipado à partir de hoje. Porém na última semana ocorreu a sessão ordinária e entre os pedidos apresentados em pauta, um requerimento se destacou, solicitando a realização de estudos para encontrar uma solução urgente para a situação das pessoas em situação de rua que utilizam a rodoviária e as praças centrais do município como abrigo permanente.
A atual condição dessas pessoas é precária e insalubre, destaca o vereador Gilson Mensato o que coloca em risco não apenas a segurança e o bem-estar delas, mas também dos cidadãos transeuntes que são abordados e incomodados, bem como, taxistas e demais frequentadores dos espaços públicos. O pedido foi motivado por reclamações e relatos de vários cidadãos considerando que o número cresce de forma preocupante. Destaca-se também nesta oportunidade, informações de que pessoas nestas situações estariam adentrando a alguns locais públicos como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV e também no Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Mãezinha do Céu para procurar e retirar fiações.
Nestes locais, Gilson Mensato destaca que também foi constatado o depósito de vários entulhos, equipamentos e veículos depositados ao tempo, tanto no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV e também no Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Mãezinha do Céu. E solicita as seguintes informações sobre os referidos materiais: 1- Quais os motivos destes materiais estarem expostos nestes locais sem nenhuma proteção? 2- Qual será a destinação destes materiais e a programação para execução? Informar também quanto aos veículos/sucatas.
Mensato justifica que "estamos em uma epidemia de dengue e que esses materiais expostos nestas condições apresentam um grande risco, sendo um potencial criadouro dos mosquitos e causando sua proliferação".
O vereador reitera as reclamações e situações causadas pelas pessoas em situação de rua no local: dormindo no chão e em condições precárias, fazendo suas necessidades fisiológicas no local, o que gera um ambiente insalubre e com forte odor, consumindo bebidas alcoólicas durante a noite, o que resulta em perturbação do sossego e sensação de insegurança, e, principalmente, colocando em risco a segurança de usuários do transporte público, taxistas e pedestres, principalmente durante a madrugada. Esse e outros pedidos foram aprovados e serão encaminhados ao Executivo Municipal e suas respectivas secretarias no aguardo de providências.
Comentários: