Mais um acidente com trem foi registrado na região metropolitana ade Londrina. No início da tarde de onteem, uma composição da empresa Rumo Logística descarrilou e atingiu uma residência após colidir com uma carreta bi-trem no cruzamento da linha férrea com a rua Epitácio Pessoa em Rolândia. Apesar do susto e danos de grande monta na composição e no caminhão, ninguém ficou ferido.
O acidente ocorreu por volta do meio dia e, segundo segundo informações do comandante do 3° Grupamento do Corpo de Bombeiros, Tenente Adriano Amaral que esteve no local para atender a ocorrência, o motorista da carreta de 50 anos não teria observado o sinal vermelho e, ao cruzar a ferrovia, foi atingido pela composição. O trem atingiu a carreta entre a primeira e a segunda carroceria. O maquinista do trem de 37 anos e o motorista do caminhão passaram por avaliação médica pelos socorristas mas não houve necessidade de encaminhamento ao hospital.
Com o impacto da colisão, oito vagões descarrilaram e um deles foi arremessado contra uma residência localizado à margem da linha férrea. DE acordo com os bombeiros, dois cômodos da casa foram danificados. Nenhum morador se feriu. O trem estava carregado com óleo diesel e os bombeiros tiveram que fazer o trabalho de estancamento para interromper o vazamento do combustível e evitar o risco de explosão. Segundo o oficial de área, cerca de 6 mil litros de diesel foi derramado na ferrovia.
Em nota enviada a imprensa, a empresa Rumo Logística responsabilizou o motorista da carreta por não observar a sinalização e agido com imprudência ao cruzar a linha férrea não observando as Leis de trânsito. O caminhoneiro teria invadido a preferencial numa passagem de nível devidamente sinalizada e com o sinal vermelho. O maquinista acionou a buzina e os freios de emergência mas não conseguiu evitar o impacto devido ao peso e a extensão da composição.
Equipes da concessionária estiveram no local para retirar a carreta e remover os detritos. Ao contrário do que disseram aos bombeiros, a empresa afirmou que não houve derramamento da carga. A Rumo informou ainda que "tem se empenhado no trabalho de conscientização e prevenção de acidentes promovendo campanhas em vários municípios paranaenses. No entanto, mesmo com esses esforços as atitudes de imprudência infelizmente persistem", afirmou a nota.
Comentários: