website page view counter

Folha Regional Online

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024
laboratório
laboratório

Local

Trabalho incansável de ex-presidente da APAE, garante cargo na Assembléia Legislativa

Neusa Soares de Sá, mãe da vice prefeita está lotada como servidora na capital a serviço de deputado

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Trabalho incansável de ex-presidente da APAE, garante cargo na Assembléia Legislativa
Folha do Litoral/Maurício Cheli
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

   A luta incansável de vários ícones que Brasil afora saíram em defesa das pessoas portadoras de deficiência tomando frente a instituições como as APAES, fizeram destas pessoas, notoriedade como o saudoso Dr. Justino Alves Pereira, precursor do Movimento Apaeano, ao qual se dedicou por mais de 50 anos. Foi fundador de várias Apaes no Paraná, entre elas as de Ibiporã e Curitiba. Também presidiu a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes).  Ao longo dos anos, a APAE de Ibiporã tem sido conduzida por pessoas comprometidas com a causa, por onde passaram nomes reconhecidos de nossa sociedade, que completou neste final de julho, 54 anos.

Neusa de Sá, ex-governador Beto Richa e o atual vereador Gilson Mensato em visita a APAE em Ibiporã

Publicidade

Leia Também:

   Graças ao relacionamento dessas pessoas com representantes eleitos pela sociedade como prefeitos, deputados e governadores, tem garantido a sobrevivência da instituição e algumas conquistas importantes como a Inclusão das APAES no sistema público de ensino, uma das bandeiras do ex-presidente da entidade e hoje vereador Gilson Mensato por ocasião do governo Beto Richa.  A APAE de Ibiporã conquistou também na gestão de Mensato, em solicitação ao então prefeito João Coloniezi, uma sala do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que visa atender às demandas que as pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla onde os alunos e seus familiares podem contar com assistentes sociais próprios, para atender mais de perto àquela população. Isto só para ilustrar últimas conquistas.

   A APAE de Ibiporã, sempre teve gente comprometida com a causa como a ex-presidente e mãe da vice-prefeita de Ibiporã, Neusa Soares de Sá que chegou a ser representante da FEAPAES-Federação das APAEs do Paraná. Na bagagem, conquistas como uma das responsáveis pela criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deferência em Ibiporã. Seu trabalho recebe hoje o reconhecimento de todas as APAES no Paraná, o que lhe rendeu em cargo de assessora parlamentar no Gabinete do Deputado Pedro Paulo Bazana.  Este também, ex-presidente da APAE de Arapongas e eleito pela comunidade Apaeana.

   Embora poucas pessoas tenham conhecimento deste fato, o lado político e a bagagem de profissionais desta área dado ao seu relacionamento com a instituição, coloca Neusa de Sá como importante instrumento de arregimentação de votos ao seu candidato. Uma pena que é de fora de Ibiporã e, até aqui, sem nenhum comprometimento com a cidade embora seu principal cabo eleitoral seja mãe da vice-prefeita. Sendo deputado da região, em Ibiporã seu trabalho como parlamentar não é conhecido e nem divulgado. Até as nomeações de seu gabinete. Há quem diga que o trabalho da ex-presidente da Apae de Ibiporã também será dividido com a advogada Carol Arns, que disputou a prefeitura de Curitiba em 2020 e então pré-candidata a deputada estadual pelo Podemos.

   A família APAE congrega hoje no Brasil, mais de 250 mil alunos que somados aos familiares, e simpatizantes da causa este número pode passar de um dois milhões de pessoas. Número suficiente para eleger dois senadores. Logo, politicamente analisando, uma jogada de mestre do deputado que à exemplo de Flávio  Arns, colou na família Apaeana levando por tabela três mandatos de deputado federal chegando a senador com a bagatela de quase 2,4 milhões de votos ficando apenas atrás do professor Oriovisto com mais de 2,9 milhões de votos. Neusa Soares de Sá, recebe salário de pouco mais de R$ 5 mil reais para representar o deputado em sua base eleitoral em visita política às Apaes do Norte do Paraná. Seu trabalho seria voltado à candidatura da filha, Mari de Sá a deputada, porém segundo bastidores da política, podada pelo prefeito José Maria dado ao compromisso com seus "cumpanheros" de governo.

 

   Há quem aposte que o prefeito também a descartará na sucessão à prefeitura, como já fez anteriormente com outros ex-aliados. O chamado e conhecido, na linguagem popular "pé na bunda". Até porque o prefeito está preparando filho para sua sucessão e tem compromisso de vice com quem hoje lhe dá apoio. Só não vê, quem não quer. 

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!