O Grupo Tarobá de Comunicação realizará no próximo dia 21 de agosto o tradicional debate de candidatos a prefeito de Ibiporã. Até o momento três nomes estão aptos a disputar o pleito. São eles o atual prefeito José Maria, o ex-prefeito João da Caixa, e Emerson Petriv, o Boca Aberta. Desmentindo os boatos de que a TV Tarobá não faria o debate com candidatos de Ibiporã, a produção de jornalismo da rede nos informou que o evento ocorrerá na data prevista.
Pela Resolução TSE nª 23.457/2015, que dispõe sobre propaganda eleitoral, uso e geração do horário gratuito e condutas ilícitas nas eleições de 2016, os debates, transmitidos por emissora de rádio ou de televisão, serão realizados segundo as regras estabelecidas em acordo feito entre os partidos políticos e a pessoa jurídica interessada na realização do evento, dando-se ciência à Justiça Eleitoral.
O formato do debate, ainda não foi informado aos candidatos mas não deve fugir a regra e tradicionais horários. O que pode mudar no caso específico de Ibiporã, é um possível impedimento de Boca Aberta por conta da cláusula de representatividade, exigível pela Legislação Eleitoral informou a nossa redação, a direção de jornalismo da TV Tarobá. As regras sobre debates estão definidas na legislação eleitoral vigente, como a Resolução TSE n.º 23.627/2020. No caso específico dos debates, são tratadas no artigo 36-A, inciso III; artigo 45, inciso V; e 46, todos da Lei 9.504/97 e seus anexos.
Procuramos ouvir os pré-candidatos e obtivemos retorno das assessorias de João da Caixa e de José Maria sobre a participação no debate. Ambos nos informaram que ainda não foram oficialmente convidados, mas não veem nenhum problema ou animosidade que os impeçam de participar do programa, aliás importante para a definição de voto do eleitor. Por duas vezes tentamos contato telefônico com Boca Aberta (12h28 e 12h36) e mensagem de WhatsApp para ouvir sua parte sobre sua possível exclusão do debate e sua opinião. Até o fechamento desta matéria, não obtivemos retorno.
Comentários: