- Facilita a identificação dos servidores, o que ajuda a fiscalizar a prestação dos serviços públicos
- Transmite um clima de seriedade e competência
- Auxilia na gestão e na produtividade
- Reflete positivamente na imagem do órgão
A distribuição dos uniformes pode ser feita de acordo com a natureza do serviço desempenhado pelo servidor, e alguns setores da administração já contam com uniformes que aliás, de tempos em tempo precisam ser renovados. Além da padronização, os uniformes, , servem para facilitar a identificação do funcionário por parte da população. Dependendo da função do servidor, ele receberá de um a três conjuntos. “É importante que a comunidade identifique os servidores só de olhar. O uniforme também é um item de segurança", avalia o vereador Rafael do Nascimento (da Farmácia), que também poderia ser instituído aos servidores de carreira e nomeados no legislativo.
Em parte, o prefeito está atendendo também a uma reivindicação dos próprios servidores, principalmente daqueles que atuam nos serviços da secretaria de obras e viação, cujos serviços braçais, demandam uniformes reforçados além dos kits de segurança (protetores auriculares, óculos e botas). Vale lembrar que o Acórdão nº 1671/23 do Tribunal de contas do Paraná, que deixa claro que havendo legislação municipal específica sobre a matéria, não há necessidade de constar no certame a justificativa.
No entanto, o prefeito José Maria Ferreira remeteu ao setor consultivo jurídico, pedido administrativo para formalização de Licitação na modalidade PREGÃO ELETRÔNICO, Processo Administrativo nº 938/2024, Protocolo nº 13221/2024, do tipo menor preço por item, que tem por objetivo a aquisição de uniformes para uso dos servidores públicos municipais, no valor máximo de R$ 850.642,40 (oitocentos e cinquenta mil seiscentos e quarenta e dois reais e quarenta centavos).
Comentários: