website page view counter

Folha Regional Online

Sabado, 18 de Janeiro de 2025

Regional

Servidores da Casa Civil no Governo Ratinho Jr, eram passageiros no avião desaparecido

Esposa do piloto pede orações nas redes sociais em favor das vítimas que diz "ter esperança de estarem vivos"

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Servidores da Casa Civil no Governo Ratinho Jr, eram passageiros no avião desaparecido
G1 Paraná/Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

     O Governo do estado confirmou acerca de duas horas atrás que dois servidores estavam na aeronave que desapareceu após decolar de Umuarama rumo a Paranaguá. Ambos estavam lotados na "Casa Civil". Trata-se de Tratam-se de Felipe Furquim e Heitor Guilherme Genowei, além do piloto Jonas Borges Julião. As buscas foram retomadas nesta terça-feira pela manhã e até o momento 14h40 não há ainda vestígios da aeronave. Maria Alice de Oliveira Julião, esposa do piloto do monomotor desaparecido na região da Serra do Mar desde ontem pediu oração em suas redes sociais e diz ter esperança em encontrar o marido com vida. "Oremos. E Chega de ficarem com mensagens falsas em grupos. Isso não tem graça. Mas meu Deus é maior, e meu piloto vai estar bem", publicou.

Os dois passageiros são servidores estaduais, como confirmou o Governo do Estado em nota oficial. Além de assessor, Heitor Genowei Júnior é empresário, dono de um posto de combustível em Umuarama, no noroeste do Paraná. Felipe Furquim foi diretor do Instituto Água e Terra (IAT) em Umuarama, entre 2019 e 2022, e diretor-geral da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) em 2022. Ele é atualmente assessor da Casa Civil e amigo pessoal do ex-prefeito de Ibiporã, Beto Baccarim.

   O porta voz do Governo disse que, assim que soube que a aeronave saiu da rota e não chegou ao destino, foram feitas buscas em apoio ao Centro Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) com helicópteros do BPMOA e da Casa Militar, mas nada foi localizado. O pai do piloto, Cicero Julião. relatou o sentimento de angústia sobre o desaparecimento do filho.

Publicidade

Leia Também:

     As buscas pelo bimotor estão concentradas em uma região serrana, de Mata Atlântica, entre os municípios de Guaratuba e Morretes, no litoral do estado. Os bombeiros afirmam que, segundo informações iniciais, a aeronave desapareceu do radar às 10h14min, próximo à Serra da Prata, em Guaratuba, no litoral do Paraná. Avião especializado em buscas procura monomotor na região da Serra do Mar Avião da FAB fez buscas por avião desaparecido até 3h de terça (4) Flight Radar De acordo com a Consulta ao Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave Piper Arrow, modelo PA-28R-200 tinha permissão para voar, mas não havia permissão para operar como táxi aéreo.   Isso significa que não havia permissão para transportar passageiros. Ainda de acordo com a consulta, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até 2 de dezembro de 2023. Aeronave não tinha permissão para táxi aéreo. 

FONTE/CRÉDITOS: G1 Paraná
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )