Prossegue hoje, amanhã e até sexta-feira a campanha “Faça Bonito”, que tem como tema o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através da rede de serviços representada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Conselho Tutelar, Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantil, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), APMIF com apoio de outras secretarias que cooperam para algumas atividades para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.
Instituída por meio da LEI N° 2.983/2019, a Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em Ibiporã é de autoria dos vereadores Ilseu Zapelini e Rafael da Farmácia. Neste ano, a mobilização está ocorrendo desde segunda-feira com o lançamento da Campanha; “Ibiporã Protege, Ibiporã veste a camisa do Combate às Violências”. A programação, contempla ainda, roda de conversa com profissionais de saúde, palestras descentralizadas para alunos de escolas estaduais, blitz educativa e carreata nos bairros.
O ponto alto da Semana será amanhã, quinta-feira (18), quando se comemora o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A mobilização ocorrerá no período da manhã, na Praça Pio XII (área central), com a realização de uma blitz educativa utilizando carro de som, colagem de adesivos da campanha nos veículos e panfletagem, além de orientações sobre o tema, enfatizando as formas de prevenção e como denunciar os casos para que haja o rompimento do ciclo de violência. Haverá carreata nos Bairros: Bom Pastor, Jardim John Kennedy, Vila Pimenta, Vila Ipê, Pires de Godoy, Las Vegas, Taquara do Reino.A fim de fortalecer a participação e o protagonismo de crianças e adolescentes, haverá a participação de alunos de instituições de ensino e usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
ORIGEM
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela lei federal 9.970/00, em alusão a 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli Crespo, de apenas oito anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta de Vitória (ES). Apesar de sua natureza hedionda, o crime prescreveu e os assassinos ficaram impunes. Vinte e sete anos depois, a data de sua morte foi transformada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pelo Congresso Nacional.
Como denunciar: - Disque 100 (Disque Direitos Humanos) (funciona diariamente, 24 horas, por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100. As denúncias podem ser anônimas, e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado pelo demandante);
- Disque 100 (whatsapp) - (61) 99611-0100;
- Disque-Denúncia 181 – Violência Contra a Criança.
O atendimento funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Anonimato garantido. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer localidade do Paraná. A denúncia também pode ser feita pela internet - www.181.pr.gov.br;
- Conselho Tutelar - (43) 3178-0212/9 88610143 (plantão);
- Polícia Civil: (43) 3258-1361;
- Polícia Militar: 190;
- CREAS: 3178-0211;
- Para crimes na internet: new.safernet.org.br/denuncie
Comentários: