A sinalização de segurança nas vias públicas faz parte da prevenção de acidentes no dia a dia de todos. É possível notar que em alguns locais ainda existem zonas de riscos não obstantes a obrigação do poder público, bem como de novos empreendedores contribuir com a presença de orientações e de alertas afim de se evitar tragédias.
A saída do supermercado Tonhão na BR-369 em Ibiporã é um exemplo disso. Não é a primeira vez que ocorre acidente em frente a saída do estacionamento como ocorreu no final da tarde de ontem envolvendo um veículo e uma motocicleta deixando seu condutor com séria fratura em uma das pernas. Apesar da gravidade do acidente, o socorro veio rápido e o jovem foi atendido pelos socorristas do SAMU.
Com certeza, frequentador ou cliente do Tonhão Max já se deparou como é complicado deixar o estacionamento para acessar a BR-369 sentido centro de Ibiporã. São duas pistas sem redutores de velocidade no local e próximo a uma curva. Como agravante ainda o trânsito na via marginal que serve de alça de acesso ao estabelecimento para quem vem de Jataizinho, por exemplo. Outra roleta russa, cruzar as duas pistas sem redutores de velocidade no local.
Aliás esta deveria ser uma observação a ser executada por ocasião da liberação da obra, num local que efetivamente era claro a evidência de risco pois trata-se de uma rodovia federal com alto tráfego de veículos leves e pesados.
A sinalização é uma das mais importantes medidas de segurança para ambientes de trabalho com risco de acidentes e é válida para qualquer segmento, seja construção civil, em áreas de transporte, arredores de hospitais e até nos parques industriais onde é grande o fluxo de pedestres. E assim é no local do acidente de ontem. É portanto de fundamental importância que seja tomada uma providência com sinalização eficiente e atenção em relação aos riscos existentes naquele local antes que tenhamos ali uma vítima fatal.
Comentários: