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Domingo, 2 de Junho de 2024
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Rotatórias de Ibiporã precisam ser melhor sinalizadas e receber pintura padronizada

Sinalização provisória não resolve e acidentes continuam acontecendo na região central da cidade

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Rotatórias de Ibiporã precisam ser melhor sinalizadas e receber pintura padronizada
Rotatória com sinalização provisória, pede pintura de faixas padronizadas de alerta
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    Rotatórias, conforme o dicionário Priberam, são locais circulares onde desembocam várias ruas e o trânsito se processa em sentido giratório. Para definir as regras nesses cruzamentos, o Código Brasileiro de Trânsito (CBT)  trata da preferência nestes locais de forma clara. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas se é preciso sinalizar as rotatórias com a placa PARE. Uma segunda opção é a demarcação de PARE antes da faixa de pedestre, e não depois dela, como mostramos aqui numa outra reportagem.  Já foi corrigido.

   Para quem não lembra, de acordo com o CTB, a preferência de passagem é sempre de quem está circulando pela rotatória, desde que não haja sinalização indicando contrário. Esta semana um novo acidente foi registrado na Rotatória da Avenida Santos Dumont, em frente a lanchonete Barzan por desobediência a preferencial, seguido de falta de atenção. Para nosso consultor voluntário de trânsito, que pede anonimato, "a placa R-33 de regulamentação que mostra qual é o sentido que se deve circular tem que estar presente em toda e qualquer rotatória.    No entanto, a placa PARE não deveria ser utilizada. Este é o entendimento de muitos profissionais da área. Muitos órgãos de trânsito colocam a placa R-1 de parada obrigatória para reforçar a importância de se dar atenção para aquele cruzamento”, argumenta.

     O especialista ainda aconselha sobre como se portar nesses casos. “Polêmicas à parte, se houver placa R-1 no cruzamento, pare completamente o veículo antes de entrar na rotatória. Se houver apenas a placa de rotatória, siga a regra simples da rotatória que é dar preferência a quem já estiver circulando nela”, pontua o engenheiro. 

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      Segundo o CTB, são aquelas que definem comportamentos corretos dos usuários das vias terrestres, principalmente dos condutores de veículos. Apesar de serem procedimentos básicos que todo condutor deve praticar, os erros em manobras, extremamente frequentes, são responsáveis por grande parte das infrações e sinistros de trânsito.

    Uma outra observação é em relação a cor da tinta utilizada pela prefeitura nas elevações das rotatórias, cinza ou chumbo que durante à noite pode ser confundida com a cor do asfalto, principalmente em dias de chuva. Tal fator já contribuiu com dois acidentes onde praticamente os carros levantaram vôo. Até quando a passagem elevada ficará "guardada com proteção provisória"?  As rampas nas tonalidades chumbo ou cinza deveriam ser substituídas pelas cores de "amarelo e preto", ou mesmo de vermelho e branco, como os totens que estão sendo utilizados no improviso sobre a rotatória sinalizando perigo. Desta forma poderiam ser avistadas de longa distância reduzindo os riscos de acidentes.

Poça de água parada dentro da rotatória é convite para o mosquito transmissor de Dengue

    Fica a dica ao departamento de trânsito. Outro problema verificado é em relação da rotatória na avenida Paraná, esquina do Estádio Municipal José dos Santos que continua com sua poça de água, convidando a proliferação da dengue. Desde a semana passada é observado que o local está propício para a festa do mosquito.  "O município cobra ações nos quintais e não cuida da própria casa", relata o engenheiro que pede atenção da administração nestes particulares.

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
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Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

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