A reforma e revitalização no Fundo de Vale no Jardim Moradas Paranoá, também conhecido como Bosque dos Pioneiros, é o pedido protocolado pelo vereador Rafael do Nascimento (da Farmácia), em 26 de fevereiro, no início deste ano. A indicação protocolada na Câmara Municipal com o número 045/2024, também expressa o pedido além da revitalização, a instalação de uma academia ao ar livre e a recuperação do campo de futebol num terreno do município ao lado do Bosque.
Vale ressaltar que o local encontra-se em estado de abandono há muitos anos e ali já foi no passado uma grande área de lazer para a comunidade daquele bairro onde existe duas piscinas, uma para crianças e uma para os adultos que é abastecida por água de nascentes, a principal delas o Córrego da Forquilha. Hoje o local é utilizado para descarte de lixo, entulho e toda a espécie de sujeira que contamina o meio ambiente o que requer do poder público municipal, uma imediata providência.
Além da limpeza e revitalização do local, preservando pelas nascentes e mananciais, a administração municipal propõe a destruição das piscinas e de uma instalação em alvenaria que servia de sanitários e vestiários nos tempos auges do local. Ao invés da piscina, a intensão é construir no local mais um lago, preservando inclusive as espécies nativas de peixes ali encontrados, mesmo com toda a poluição ambiente no local.
O que sobrou das mesas e banquinhos também deverão ser retirados e no local, a readequação do bosque que originalmente recebeu em cada árvore o nome de famílias pioneiras que chegaram em Ibiporã no final dos anos 40. O vereador Rafael da Farmácia destacou a importância da revitalização daquele local e sua transformação em uma área não só de preservação, mas de educação ambiental para as novas gerações.
Comentários: