website page view counter

Folha Regional Online

Quarta-feira, 29 de Maio de 2024
laboratório
laboratório

Local

Reforma da UPA deve sair do papel dois anos depois de reclamada por vereador

Prédio deverá receber ampliação para readequar sede do SAMU e nova ala de radiologia

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Reforma da UPA deve sair do papel dois anos depois de reclamada por vereador
Divulgalção
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

   A aguardada reforma da UPA de Ibiporã que vem sendo cobrada há dois anos pelo vereador Rafael da Farmácia, finalmente dá os ares de que sairá do papel. No próximo dia 04 de outubro deverá ocorrer o certame licitatório para contratação de empresa que realizará a obra que passará além da reforma, também por ampliação com a construção de uma nova ala para abrigar a sede do Samu e uma nova ala para atender a radiologia. Por sinal, a UPA necessita urgentemente de um novo e moderno aparelho de Raio X, observou o vereador. 
    Apesar de não constar no projeto atual, o vereador informou que o prefeito está estudando a possibilidade de construir a plataforma de heliporto, para pousos e decolagens do servido de emergência aérea do Samu. Acerca de dois anos, o vereador requereu projeto junto a Infraero, com todas as exigências e especificações para o apoio de socorro emergencial. Vale ressaltar que Ibiporã não possui heliporto de emergência e, quando há necessidade é utilizado o Estádio Municipal José dos Santos (Campo Estrela). 
    A reforma está orçada em até R$ 2.611 (Dois milhões, seiscentos e onze mil reais). A obra se ocorrer dentro do cronograma deverá levar 10 meses, excluindo-se feriados, sábados, domingos e expediente após o horário comercial. 
    O prazo de garantia da obra deverá ser de 05 (cinco anos) contra qualquer patologia estrutural, hidráulica, elétrica e acabamentos em geral contados a partir da data do Termo de Recebimento Definitivo da obra a ser emitido por Comissão designada por autoridade competente.               Curiosamente, esta mesma obra que foi uma novela para ser inaugurada, apresentou diversos problemas, inclusive estruturais que não recebeu assistência, mesmo no prazo de garantia, por conta de alteração de projeto a pedido do prefeito o que acabou comprometendo algumas paredes, apontou um laudo pericial e uma nota da construtora na época.
    Em 2020 a UPA já havia passado por reforma no telhado executada pela H.T.S Construções Ltada -ME, que executou o serviço pelo valor de R$132.736,43, provenientes de recursos municipais. Na época foram substituídos rufos, novo telhado de fibrocimento de 6 mm, sem amianto, e instalação de novas calhas, rufos, contra-rufos e cumeeiras. A reforma no telhado da UPA faz-se necessária devido aos vários danos constatados na edificação, entregue em novembro de 2014. 
    Na época, curiosamente a cobrança pela má manutenção da UPA também foi feita pelo vereador que acionou o Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR) após cobrar sem sucesso engenheiros da Secretaria de Obras, sobre a cobertura do prédio e seus problemas de infiltração, prejudicando a estrutura em madeira do telhado atingindo a estrutura da edificação.

   Na perícia foram apontados em relatório, que as calhas não apresentavam dimensões e declividades adequadas, o que também provocou infiltrações.  Os rufos e cumeeiras metálicos foram deteriorados em pouco tempo, prejudicando a sua função de proteção e direcionamento da água da chuva. A obra com todos estes problemas foi recebido pela prefeitura, e custou quase o dobro do valor de todas as UPAS do mesmo porte construídas no Brasil além de ficar praticamente dois anos fechada aguardando mobiliário.

   Vale lembrar que o município na época, não tinha população suficiente para comportar uma UPA, mas o prefeito deu um jeitinho com a cúpula do PT em Brasília, juntando municípios da região comprometendo o atendimento da população local e onerando os cofres públicos já que atende a região sem nenhum retorno das demais prefeituras das outras cidades atendidas.

Publicidade

Leia Também:

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!