O Ministério Público instaurou procedimento administrativo para apurar as condutas da Prefeitura de Ibiporã no enfrentamento à epidemia de dengue. A cidade contabiliza mais 400 casos prováveis da doença registrados apenas este ano. O município possui também nove mortes em decorrência da dengue, de acordo com os “números oficiais” divulgados pela Secretaria de Saúde mas há suspeitas que podem ser mais considerando que há mais três aguardando confirmação.
O procedimento foi instaurado após denúncias feitas contra a administração municipal que supostamente não teria cumprido medidas necessárias para evitar a proliferação da dengue.
O Ministério Público vai apurar e acompanhar as ações de enfrentamento daqui para frente. Há suspeitas de que o município não teria cumprido metas. A evolução da doença bem como os óbitos ocorridos também serão objeto de investigação, aponta o despacho no Diário Oficial do Ministério Público do Paraná.
Fica o apelo para a população que a prevenção é a melhor maneira de evitar a transmissão das arboviroses pelo mosquito Aedes aegypti. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, nos quintais, por isso é preciso empenho de todos em eliminar os criadouros.
Esta é a Secretaria Municipal de Saúde, uma vez mais dando o exemplo de toda sua competência administrativa. A Comissão de Saúde na Câmara Municipal já foi notificada, e têm o parecer favorável do Jurídico para que a Comissão de Saúde proceda investigações. A reunião do Conselho está marcada para a próxima quinta-feira às 08h30 da manhã e espera-se que desta vez, seja mais ativo em relação a confrontar as falhas da administração. Empurrar para debaixo do tapete dá nisso. Ministério Público em ação.
Comentários: