A relação entre os setores de Educação e de Saúde possui muitas afinidades no campo das políticas públicas por serem baseados na universalização de direitos fundamentais e com isso favorecem maior proximidade com os cidadãos. Esta relação está fundamentada na prestação de serviço pelo Poder Público que tem por obrigação considerar e colocar em prática programas de prevenção a saúde voltados aos setores de educação. Com a implantação do Programa de Verificação e Prevenção Auditiva nas escolas municipais, tem-se percebido um aumento na demanda por exames de audiometria. A observação é do presidente do legislativo de Ibiporã, vereador Rafael Eik Ferreira (PSD).
Considerando que a audição é um dos sentidos mais significativos para a comunicação humana, de tal maneira que a sua ausência acarreta efeitos negativos no bem-estar e na qualidade de vida da população envolvida. Diante desse contexto, o vereador destaca a importância de testes auditivos na comunidade escolar e requer do prefeito José Maria Ferreira (PSD) que determine junto à secretaria competente a instalação de uma cabine audiométrica no CAESMI. O equipamento tem custo entre R$ 3,5 mil à R$ 5 mil reais, dependendo do modelo e fabricante.
O CAESMI é o Centro de Atendimento Especializado na Área de Surdez do município de Ibiporã e o vereador entende que de posse de uma cabine audiométrica o centro de atendimento poderá proporcionar e oferecer exames de audiometria no próprio município, garantindo maior acessibilidade e agilidade no atendimento.
"A disponibilização desse serviço em Ibiporã permitirá que os alunos sejam diagnosticados e tratados com mais eficiência, reduzindo o tempo de espera e os transtornos decorrentes do deslocamento para outros municípios. Por isso, conto com a atenção do Executivo Municipal para atender a essa solicitação, que é essencial para a saúde auditiva das crianças e para a melhoria do atendimento na rede municipal de ensino", justificou o vereador.
Ainda em relação ao CAESMI, o vereador também postula a instalação de paver no terreno da instituição, visando proporcionar melhores condições de uso, segurança e acessibilidade para todos que frequentam o espaço. "A pavimentação do local será uma medida essencial para garantir mais conforto e dignidade aos alunos e professores, considerando que o local é utilizado por alunos e professores e, em dias de chuva, fica tomado por lama, dificultando a circulação e comprometendo a acessibilidade. Além disso, a melhoria contribuirá para a preservação da infraestrutura do ambiente escolar, tornando-o mais adequado para as atividades diárias", aponta o presidente da Câmara que conta com a atenção do Executivo Municipal para atender a essa solicitação, que é fundamental para a qualidade do ambiente educacional e para o bem-estar dessa comunidade escolar.
Doação ao Hospital Cristo Rei
Rafael Eik Ferreira também está solicitando ao prefeito José Maria para que viabilize a doação do aparelho de ar condicionado de 60.000 BTUs, que será substituído na Câmara Municipal, ao Hospital Cristo Rei. Ele justifica que "o Hospital Cristo Rei é uma instituição essencial para a saúde da população de Ibiporã e região, atendendo diariamente inúmeros pacientes e prestando serviços médicos de grande relevância para toda nossa comunidade. A doação do referido equipamento contribuirá significativamente para a melhoria da climatização do ambiente hospitalar, proporcionando mais conforto aos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. Dessa forma, considerando o princípio da economicidade e o reaproveitamento de bens públicos em prol do interesse coletivo, solicito que sejam adotadas as providências necessárias para a concretização desta doação", finalizou.
Comentários: