website page view counter

Folha Regional Online

Sabado, 15 de Novembro de 2025

Local

Preparativos na decoração para o “Natal de Luz 2025”, estão em reta final 

Equipes da administração junto a APMIF trabalham em rítmo acelerado para concluir até final do mês

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Preparativos na decoração para o “Natal de Luz 2025”, estão em reta final 
📸Reprodução/Divulgação facebook
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

    Os preparativos na decoração de Natal em Ibiporã segue em ritmo acelerado. Com as equipes da Prefeitura e da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), servidores e voluntários trabalham com afinco na produção e instalação dos enfeites para a temporada de 2025.  Liderados pela primeira dama, e presidente de honra da entidade, Eliana Eik Borges Ferreira, os preparativos, que geralmente envolvem a confecção de novos enfeites a partir de materiais reciclados como garrafas pet, e reaproveitamento de decorações de anos anteriores vem sendo executados ao longo dos meses, visando a inauguração oficial que costuma ocorrer no final de novembro. 

   A expectativa é que a cidade seja decorada em diversos pontos, incluindo as principais rotatórias, a Praça Pio XII e o Lago Dom Pedro Zilli nesta edição do “Natal de Luz 2025”.   As decorações de Ibiporã são conhecidas por encantar moradores e visitantes de cidades vizinhas, e a programação geralmente inclui atrações artísticas diárias após a abertura oficial.

   Os elementos para receberem os enfeites já começaram com a montagem das estruturas metálicas nas principais rotatórias da cidade, faltando cerca de um mês para a abertura oficial dos festejos natalino.  A primeira dama, Eliana Ferreira, está no comando da equipe e está otimista quanto a corrida contra o tempo e deu detalhes em entrevista ao repórter Henrique Silva no canal 21.

Publicidade

Leia Também:

   “Estamos na correria faz muito tempo. Temos encontrado alguns percalços nos trâmites de processos licitatórios como a demora na entrega de materiais como de iluminação”, exemplificou, considerando que nem tudo é possível ser reaproveitado a cada temporada.  Eliana se refere a luzes que farão parte dos atrativos de decoração que este ano, recebe mais uma rotatória a ser decorada na BR-369 na confluência das ruas Paulo Frontim e Avenida Manuel Ribas recém entregue.

   Neste local será instalada uma decoração simulando “um jogo de águas” além de outras peças, como os soldadinhos de chumbo, também recuperados pelos artesãos da secretaria de cultura.  A expectativa, segundo a primeira dama é que até o dia 8 de novembro, sábado que vem no aniversário da cidade ao menos a decoração do Lago Dom Pedro Zilli deverá estar concluída para a programação dos festejos dos 78 anos de Ibiporã. No domingo, dia 16, é aguardada a chegada da “Familia de Nazaré”, dando início ao calendário de final do ano que será oficializado no dia 30 com a abertura oficial e a chegada de Papai Noel.

   As demais rotatórias da cidade à exemplo de anos anteriores também serão decoradas como na entrada da cidade e na Praça Pio XII. 
De novidade, a praça central teve parte de sua grama retirada para o assentamento de uma área em “paver”que este ano abrigará o tradicional labirinto e a fábrica de papai noel. (Foto abaixo)

   Outra mudança prevista será a entrada da Vila do Natal na praça Verso/Reverso que receberá uma decoração com lanterna gigante. Outras novidades na decoração também farão parte do elemento surpresa, aumentando a expectativa da população.

   “O processo de todo o trabalho leva meses. É muito trabalhoso porque a gente entra com licitação até o final de abril e depois começa a renovar as peças, recuperar parte de ferragens, executar nova pintura, colocação de luzes e isso, embora não pareça, dá muito trabalho. Tudo depende de passar por revisão e checar se as peças estão em ordem e se algumas precisam substituição. Algumas que dependem de figurinos ficam para a última hora até mesmo para preservação das mesmas que podem ser afetadas pelo pó, ou chuva. 
O trabalho agora é intensivo para finalizar todas as peças a tempo”, finalizou Eliana.

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno/Henrique Silva/TV Rio
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )