Sete meses depois do site "Gira Londrina", divulgar a notícia de que o STF teria deixado o prefeito de Ibiporã inelegível por oito anos por conta de condenação por improbidade administrativa, a história se repete. Desta feita, distribuída em animação com o título "Bomba, bomba Ibiporã. Inelegível" com uma foto ao fundo do prefeito José Maria. O processo a que se refere o vídeo tem data de 2021 e aponta um "Agravo em Recurso Especial" N°-1.928.855-PR (2021/0221.539-2)
Na animação a data da suposta inelegibilidade está marcada até 2025 referindo-se a decisão do TJ/PR e STJ em Brasília mas não encontramos registros oficiais que mereçam crédito. O texto reza: "Por fraude em licitação tem seus direitos políticos cassados até 2025". Nossa reportagem procurou pela assessoria do prefeito que informou desconhecer o assunto, mas que tomou conhecimento do vídeo o qual atribuiu a coisa de amador, muito mal feita e que daqui para frente, casos como este poderão ser corriqueiro dado a proximidade das eleições. Também não foi descartado um pedido de investigação de encontrar os responsáveis pelo material e sua disseminação nas redes sociais.
Esta é a segunda vez e curto período de tempo que o prefeito é alvo de "fake news" desde que iniciada a pré campanha eleitoral. Ainda segundo sua assessoria não há nenhum julgamento em curso e nenhuma condenação do prefeito neste sentido. O site "Gira Londrina" que em outubro publicou a notícia, não está mais no ar. Ao consultar a manchete pelo Google, surge na tela a mensagem de que o site está temporariamente "indisponível".
Comentários: