website page view counter

Folha Regional Online

Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024
laboratório
laboratório

Local

Pré candidatura de Roberval dos Santos para prefeito não é consenso entre oposição

De definido na reunião, apenas que a Secretária de Educação de Roberval, se eleito, será Margareth Coloniezi, revela fonte. Coloniezi não confirma

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Pré candidatura de Roberval dos Santos para prefeito não é consenso entre oposição
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

     A reunião entre as lideranças de partido na última segunda feira, que estudam a possibilidade de lançar uma chapa tendo como cabeça o ex-vereador Roberval dos Santos, não é bem como vazou para a mídia. Primeiro porque o ex-vereador Roberval dos Santos, não é nome de consenso, mesmo que seu vice, seja o ex-prefeito Beto Baccarim como trouxe a informação em primeira mão, o apresentador J.Campos em seu programa diário na data de hoje.

   Nossa reportagem ouviu quatro lideranças de partido, dos onze que estavam representados e todos eles foram unânimes em afirmar que nada foi definido. Um deles nos informou que o ex-prefeito João Toledo Coloniezi estaria disposto a negociar apoio a Santos, se assumisse o compromisso de nomear a professora Margareth Coloniezi como Secretária de Educação.  Procuramos Coloniezi para nos certificarmos da proposta e se sua intensão é mesmo abrir mão da pré-candidatura a prefeito e disputar a vereança novamente. Até o fechamento da matéria não obtivemos retorno.

    A maioria dos pré candidatos dizem numa só voz que o momento é de estruturação de partidos, uma vez que ainda não estão todos definidos e sequer existe partidos já fechados, com chapa de vereadores completas exceto o MDB.   São pelo menos cinco pré candidatos a prefeito porém há um frentão querendo agregar apoio a Roberval dos Santos  que esbarra na resistência de alguns que o tem como "político não confiável", dado a sua proximidade com o atual prefeito José Maria Ferreira. 

Publicidade

Leia Também:

   O fator teria ligação com relações politico/comerciais entre o prefeito e o pré-candidato a longa data, desde que era sócio numa Clínica de Exames referendada pelo Detran, com o filho do prefeito e que supostamente também mantém negócios que estariam incluídos no Plano Diretor de Ibiporã no sentido de legalizar empreendimento irregular de interesse de ambos, cuja empresa de Santos seria intermediária em favor de seu suposto cliente. "Se é para ter um candidato de oposição, não é admissível que tenha relações comerciais ou política com o prefeito", disse um destes que não concorda em apoiar a chapa de Santos.  O grupo de esquerda reservada, liderada pelo Cezinha da Feira (PV), também não convence que não apoiará a reeleição de Zé Maria, com a prefeitura inchada de petistas. Cezinha insiste que não vão apoiar.

    "Ainda não é o momento de escolher candidato a prefeito se não há vereadores para alavancar apoio", disse outra liderança que não estava presente na reunião mas se inteirou do assunto. Não se pode dizer que Roberval dos Santos tem um grupo, se conta com apoio apenas de dois partidos. "Ele deseja sair candidato, mas quer o apoio dos demais que também pretender colocar o nome a disposição", avaliou outra liderança.  O próprio ex-prefeito Beto Baccarim também não confirma sua participação na chapa como vice. Também acha cedo as especulações e reafirma a nossa reportagem. "Não tem nada definido. Estou avaliando a filiação no União Brasil mas gostaria de encerrar minha carreira política como vereador", resumiu.

    A surpresa pode ocorrer por conta de Emerson Petriv, o Boca Aberta que não foi convidado, mas compareceu a reunião representando a Dra. Carolina Sacca. Não está filiado ainda, mas pode ser um nome de consenso dentro do MDB com chances de receber apoio dos demais numa eventual candidatura. O MDB é um dos raros partidos que possui chapa de pré candidatos a vereadores completa num trabalho que vem sendo realizado acerca de um ano e meio. Não é a toa que a executiva estadual defende uma composição com a situação dado a relação da Executiva Estadual alinhada ao governo Ratinho Junior. Entretanto se Boca Aberta se filiar ao MDB, o partido continua aberto a discutir apoio dos demais e a decisão fica por conta do diretório municipal. Aceita-se até o Roberval de vice desde que saia de perto de Zé Maria. De qualquer forma, o MDB terá chapa completa para disputar a eleição com ou sem apoio dos demais.

    Aponte é estreita mas o curso d´água vai longe e ainda há muito para passar debaixo dela até as convenções gerais. Em se tratando de Ibiporã, tudo pode acontecer. Mas já teve gente que o trem esteve na estação e o candidato perdeu a viagem. Agora pode ser tarde.

 

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )