website page view counter

Folha Regional Online

Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Local

Polícia Civil intensifica campanha sobre "Disque Denúncia" a disposição da população

O órgão garante que todas as denúncias são averiguadas e o denunciante não precisa se identificar

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Polícia Civil intensifica campanha sobre
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

     A delegacia de Policia Civil de Ibiporã, está intensificando a divulgação e a importância dos serviços prestados através do Disque Denúncia, ferramenta essencial à segurança pública criada pelo Decreto estadual N° 5494/2016 que disponibiliza dois números de telefones para denuncias. O 181 e o 197.  Vale lembrar que em ambos os números, o cidadão não precisa se identificar, a menos que deseje. Sua identidade é preservada e todas as denúncias através dessas duas linhas, são averiguadas e encaminhadas aos órgãos de competência.

   Outro fator importante é que a população saiba quando acionar o 181 e o 197 e como este serviço funciona.  Em ambos os telefones, a Policia Civil solicita que informações e denúncias que possam levar a identificação de grupos criminosos que atuam com furtos e roubos de qualquer espécie ou tráfico de drogas, podem ser repassadas por meio do Disque-Denúncia, no telefone 181. O telefone 181 funciona todos os dias da semana, das 8h às 23h, e as ligações são gratuitas. As denúncias também podem ser feitas pelo site Disque Denúncia 181, que permite inserir fotos e vídeos. Por telefone ou pelo site o sigilo das informações é preservado.

   Por meio desse serviço, o cidadão tem acesso às informações sobre como fazer denúncias sem se identificar. As informações são encaminhadas para diferentes órgãos da Segurança Pública do Paraná e ajudam na prisão de criminosos, na apreensão de drogas, armas e contrabando, na busca por foragidos da Justiça e na localização de pessoas desaparecidas.

Publicidade

Leia Também:

    O serviço 197 da Polícia Civil presta um atendimento humanizado, voltado a dar orientações gerais a pessoas que de algum modo precisam de ajuda. O intuito é auxiliar quem necessita de apoio na área policial como, por exemplo, saber qual a delegacia mais próxima. Neste número 197, a delegacia exerce as funções de Polícia Judiciária e a investigação criminal, como instituição permanente, essencial à justiça e à segurança pública, promovendo a solução ou composição de conflitos e garantindo o bem estar coletivo e o respeito à dignidade da pessoa humana.

   Portanto, ao fazer a denuncia em qualquer dos dois números, tenha em mãos o máximo de informações, como local, características das pessoas e veículos envolvidos, se a situação se repete e outros dados que possam ajudar a polícia. Algumas informações que chegam a policia, por vezes são incompletas ou imprecisas o que acaba dificultando o trabalho de investigação. É importante o maior número de informações precisas. Nas duas opções de acesso (181 ou 197) o serviço funciona todos os dias das 8h às 23h e as ligações são gratuitas. Lembrando que o 181 quando acionado através do Site, permite inserir fotos e vídeos. Por telefone ou pelo site o sigilo das informações é preservado.    Ao fazer a denúncia, você recebe um número de protocolo e com ele pode acompanhar o processo pelo site do 181. Esse número também é importante para casos de pagamento de recompensa.

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Policia Civil
Comentários:
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!