website page view counter

Folha Regional Online

Domingo, 2 de Junho de 2024
laboratório
laboratório

Local

Piso intertravado na prevenção de enchentes, é lenda. Chuva na noite de ontem provocou vários alagamentos

Volume de água demonstrou que bueiros na avenida Paraná são insuficientes para escoamento

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Piso intertravado na prevenção de enchentes, é lenda. Chuva na noite de ontem provocou vários alagamentos
Folha Portal/Ely Damasceno
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

    A justificativa de que o piso Intertravado em "paver" é a solução do futuro para prevenir enchentes, não passa de lenda. Basta uma chuva torrencial por poucos minutos para demonstrar que a água não tem para onde ir e invade residências e comércios como aconteceu na noite de ontem avenida Paraná abaixo, bem como no início da Santos Dumont, próximo ao Samae.

   Agora vem a justificativa que as enchentes são decorrentes da má educação da população que joga lixo nas galerias que entopem as estruturas de escoamento da água.  O que se viu durante a chuva de ontem, foi um festival de lixo rolando pelas ruas, dado ao fato que estavam aguardando a coleta que não aconteceu antes da chuva por volta das 19h00. A força da enxurrada arrastou e rasgou sacos esparramando muito lixo que acabou indo para as galerias. 

Publicidade

Leia Também:

    A grama podada da nova rotatória, estava empilhada e sem acondicionamento em sacos, e com a chuva, desceu ladeira abaixo indo para onde? Galerias!  Outro problema que se percebe nos pavers, é a crescente e vigorosa erva daninha conhecida como "tiririca" que praguejou nos canteiros. Será que esse é o tal fenômeno conhecido como colmatação, ou "com mato ação" que é decorrente da aglomeração de sedimentos? O que se percebe é que estes calçamentos vão exigir do poder público manutenção recorrente com podas, varrição e aspiração dos dejetos. Agora só falta o prefeito comprar varredeiras mecânicas a R$ 1 milhão cada uma.

    A forte chuva provocou queda de árvores e deixou bairros sem luz, como Jardim Casagrande. Caiu árvore na praça, na avenida Santos Dumont próximo ao Samae e em alguns bairros.  Servidores municipais e equipes da Defesa Civil, não mediram esforços para atender os chamados e foram prontamente eficientes na desobstrução das ruas, cortando e retirando árvores mesmo sem iluminação.  Parabéns para esta turma!

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!