Manhã quente, de sol brilhando no céu e muita animação com dezenas de ciclistas entre adultos crianças e até a melhor idade, pedalando pelas ruas da cidade...assim teve início a 12ª Pedalada Ciclística em alusão ao Dia dos Pais, ocorrido no último domingo. Dia dos pais, é todo dia, mas há uma data especial, separada para essa celebração… e nesse dia tudo é motivo de festa e alegria, afinal não é para menos, ser pai, é receber do Senhor uma herança, privilégio concedido por DEUS. O evento foi uma promoção do Conselho da Mulher Empresária de Ibiporã e ACEIBI - Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã.
O objetivo do passeio ciclístico foi oferecer uma manhã diferente para crianças e principalmente aos pais. Andar de bicicleta além da integração da família, promove o bem estar e incentiva a prática ao esporte. O evento que levou dezenas de ciclistas a acompanhar dois caminhões de som, também atraiu muitas crianças pé, atraídos pelos personagens que desfilavam nos caminhões como a galinha azul, Batman, Flash e até o Homem Aranha.
O passeio serviu para estreitar relacionamentos entre pais e filhos, muitas vezes ofuscado pela rotina e a correria do dia a dia. Além do mais, pedalar traz benefícios físicos, mente sadia, reduz o colesterol e o risco de infarto. O evento como sempre bem organizado contou com pontos de apoio para hidratação, escolta do Departamento de Trânsito e Policia Militar que mantinha o tráfego livre para a passagem do comboio de ciclistas em segurança. Passei ciclístico no dia dos pais já é tradição em quase todo o país.
Dia dos pais, uma reflexão
Os dias são maus e a luz da realidade temos visto que a paternidade tem sido muito desvalorizada, contrariando totalmente a posição de autoridade que o Senhor instituiu ao homem em seu lar e na criação de seus filhos. Num ambiente tradicionalmente cristão, ou mesmo fora dele, muitos problemas psicológicos, emocionais e até de identidade dos jovens advêm da ausência e posicionamento da figura paterna ou problemas de identificação com progenitores. O ser humano independente da religião que professa, precisa de uma referência paternal que lhe dê segurança. Jesus chamava a Deus de Pai (Mateus 6.9).
Necessitamos buscar sabedoria e graça do "altíssimo" para conseguirmos fazer a diferença como pais, com perseverança e fé na educação de nossos filhos pagando o preço dia a dia para que se tornem homens honrados e futuros bons pais. Pode parecer um tanto quanto “ambicioso”, mas possível pela graça de Deus sobre nós. Um Feliz Dia dos Pais a todos os cidadãos Ibiporanenses, ainda que tardio. Mas a intensão é que vale!
Comentários: