website page view counter

Folha Regional Online

Domingo, 2 de Junho de 2024

Local

Partido Liberal (PL), terá candidato a prefeito em Ibiporã. Vice pode ser um engenheiro conhecido na cidade

Projeto do partido, é lançar candidatos em todas as esferas com apoio de Jair Bolsonaro

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Partido Liberal (PL), terá candidato a prefeito em Ibiporã. Vice pode ser um engenheiro conhecido na cidade
Arquivo
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

    Caros leitores e eleitores caros. À partir de hoje, estaremos trazendo reportagens sobre os pré candidatos a disputar a prefeitura de Ibiporã e as metas de seus partidos.  Por enquanto o único que apresentou programa de governo até o momento, é o pré-candidato Emerson Petriv, o Boca Aberta. Mas pelo menos cinco pré candidatos estão com disposição para o embate.  Hoje vamos começar com o Partido Liberal capitaneado por Valdemar da Costa Neto, que conta com 85 deputados na Câmara Federal. O PL tem como meta eleger cerca de 3 mil prefeitos no país, inclusive em Ibiporã.  Aposta ainda no patriotismo, na civilidade, moral e nos bons costumes (que a política de esquerda colocou na lata do lixo). Os conservadores apostam no efeito Bolsonaro.

   A tática do PL é, portanto, mais agressiva que a do PT, que admite abrir mão de lançar candidatos próprios e já negocia vagas de vice-prefeito em grandes capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Em Ibiporã não é diferente onde o prefeito petista, camuflado de "social democrata", já está loteando secretarias em troca de apoio político.  Alguns petistas dizem que, mesmo com Lula no Palácio do Planalto, o partido deverá eleger menos de 300 prefeitos.

  Vale lembrar que em 2020 elegeu apenas 183. Em Ibiporã, a maioria dos pré candidatos apostam na rejeição e na má imagem da administração municipal, o que coloca também o PL, num patamar de igualdade de condições  para disputar a eleição com chapa pura para prefeito e vereadores, assim como o MDB. Quem conheceu a postura de Kleber Machado como vereador, aposta na sua candidatura.

Publicidade

Leia Também:

     O ex-vereador Kleber Machado, já tem aval das executivas para ser o candidato em Ibiporã. Inclusive deverá receber a visita de Jair Bolsonaro pessoalmente mais uma vez em Ibiporã. O partido está negociando o vice, que poderá ser o contador Roberval dos Santos, também ex-vereador ou o engenheiro Dilson Pelisson.  Eles se reúnem e discutem um alinhamento estratégico para as eleições de outubro e para o futuro da legenda.   "Vou entrar com tudo na campanha. Já estamos crescendo agora. Tem muita gente querendo mudança radical na administração e esta é uma oportunidade que não queremos deixar passar", afirmou Machado.

   Desta forma, o PL já deixa claro, que não tem intensão de apoiar a reeleição de José Maria e Kleber Machado já conta com uma estrutura partidária, com profissionais da área eleitoral, e mais tempo para se dedicar a campanha. O mesmo ocorre com Boca Aberta.  O PL também aposta no potencial eleitoral da ex-primeira-dama, que faz parte da cúpula da legenda, comandando o PL Mulher.  "Isto também dá fôlego e disposição para nossas candidatas a vereadoras", avalia o pré candidato.  Estatísticas do partido apontam que a atuação de Michelle tem resultado num aumento da filiações de mulheres ao PL. Na avaliação do partido, isso tem pavimentado o terreno para um crescimento da sigla nesse segmento e isso teve reflexo também em Ibiporã. 

    O PL tem hoje cerca de 360 prefeitos. São políticos eleitos em 2020, quando Bolsonaro ainda não estava na sigla, e filiações recentes.                  Negociações para a entrada de mais prefeitos no PL seguem em curso em todo o Brasil, principalmente no interior paulista, onde o partido vê chance de ocupar espaços hoje do PSDB.  A legenda deve lançar em breve o PL Maturidade, com foco na mobilização de eleitores mais velhos, que não são obrigados a votar. A iniciativa completa o trabalho do PL Mulher (de Michelle) e do PL Jovem (cujo principal expoente é o deputado Nikolas Ferreira).

    Conhecido como "conservador", o ex-vereador Kleber Machado foca sua imagem no eleitorado de direita e, por isso, rejeita qualquer aliança local com o PT.  A última eleição presidencial deu o tom que os eleitores de Ibiporã, abominam a esquerda. O que o prefeito está fazendo é empurrar goela abaixo da população sua reeleição na base de obras, hoje a maioria "parada" mesmo com os "milhões " que tomou emprestado endossado pela Câmara.  O "petista social democrata", José Maria Ferreira, já acenou que deseja o PL em seu apoio mas recebeu um sonoro NÃO! 

    Kleber Machado avalia que se há alguma possibilidade de aliança, a prioridade é aliança com partidos da direita, como PP e Republicanos. "Eu acho que o PL não terá aliança com partidos da esquerda. Já há mobilização da executiva nacional no sentido contrário, que não aceita à coligação com o PT," disse.   "Disputar a prefeitura é um risco a correr seja em cidade com meio milhão de habitantes, seja com 10% disso. Importa que os candidatos ganhem visibilidade eleitoral propagando a sigla, e mostrando ao país que ainda existem pessoas na política que prezam pelos valores cívicos, morais e éticos ultimamente esquecidos na nossa Nação", finalizou Machado.

 

FONTE/CRÉDITOS: Ely Damasceno/Folhas Portal
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!