Folha Regional On line

Notícias POLÍTICA

Paraguai terá eleições com urna eletrônica auditável e voto impresso

Sistema não estará interligado a nenhuma rede de internet para evitar fraudes

Paraguai terá eleições com urna eletrônica auditável e voto impresso
Justiça Eleitoral do Paraguai/Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Paraguai terá eleições com urna eletrônica auditável e voto impresso

Sistema não estará interligado a nenhuma rede de internet para evitar fraudes

     As comunidades indígenas do Paraguai começaram a receber treinamento de como votar na na urna eletrônica que será usada nas próximas eleições municipais (prefeitos e vereadores), marcada para o dia 10 de outubro. O Superior Tribunal de Justiça Eleitoral determinou o uso desse sistema de votação eletrônica, devido à garantia e à confiabilidade do processo depois que as urnas brasileiras foram recusadas pelo STJE do país vizinho.

     As urnas eletrônicas fabricadas no Brasil e enviadas ao Paraguai pela Justiça Eleitoral Brasileira para testes, foram encontradas jogadas num depósito de lixo após partidos de oposição ao governo se manifestarem contra a “fragilidade do sistema”. A nova urna eleitoral, agora aprovada pela maioria já teve comprovação de que o sistema é cem por cento auditável, antes e depois da eleição, além de permitir a impressão do voto.
     Outras vantagens, segundo a Justiça Eleitoral do Paraguai, são de que a urna dispensa estar conectada em redes, o que evita sua rastreabilidade e ainda permite que o cidadão corrija a sua escolha e confirme quando tiver a certeza de seu voto. “O Paraguai é exemplo para o Brasil quanto à confiabilidade das suas urnas”, escreveu o presidente Bolsonaro no tweeter.  

O país vizinho simplesmente saiu na frente com tecnologia de ponta e à prova de fraudes. Um vídeo onde está sendo apresentado o treinamento à comunidade indígena no país, virilizou nas redes sociais.

FONTE/CRÉDITOS: Justiça Eleitoral do Paraguai/Divulgação
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!