Folha Regional On line

Notícias LOCAL

Nadir Bigati, perde a batalha contra o câncer

Ex-prefeito de Ibiporã faleceu esta manhã em sua residência após longo período de tratamento

Nadir Bigati, perde a batalha contra o câncer
Folha Portal/Ely Damasceno
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

    Faleceu na manhã de hoje em sua residência, o ex-prefeito Antônio Nadir Bigati aos 79 anos. Bigati lutava contra um câncer há cerca de 4 anos, e vinha fazendo tratamento de saúde. Mais conhecido como Nadir Bigati, era do velho MDB de Guerra e foi o 13°- prefeito do município substituindo Dr. Dorival Martins do mesmo partido sendo diplomado em 05 de dezembro de 1996 no Fórum de Ibiporã pelo Juiz Dr. Elcio Crozera e pela Promotora Eleitoral Dra. Clemen Sílvia de Lara Pires Batista Gomes.  A presidente do MDB, Dr. Carolina Sacca Colognesi, publicou nota de pesar a família em nome do partido. "Sempre foi um companheiro que honrou seu cargo e seu mandato. Foi motivo de orgulho para o partido e sem dúvida para a família. Uma grande perda para sociedade, e um nome que fica marcado na história", lamentou.

     Nadir e Ivone Bigati, assumiram a administração em 1997 no lugar de Dr. Dorival Martins e esposa

    Nadir Bigati tomou posse no dia 1° de janeiro de 1997 e assumiu a Prefeitura com uma dívida, de curto prazo, de R$ 2.1 milhões. A situação levou o prefeito a nomear somente apenas três secretários. As outras nomeações aconteceram noventa dias depois e ainda assim foi uma estrutura enxuta. O início de sua gestão foi marcado por parcimônia nos gastos e acertos de contas. A cada 15 dias, despachava em uma secretaria diferente e apresentava à população o balancete mensal. Nadir planejou, pôr as contas em dia em cinco meses, mas não descuidou dos projetos sociais, educativos e culturais, pois ainda contava com os recursos do IPTU e ISS. Para aumentar o fluxo de caixa, a nova administração ofereceu descontos para quem pagasse o IPTU integral ou em menos prestações.
    Foi um dos responsáveis pelo início do “boom da industrialização” no município, cuja gestão atraiu muitas empresas para a cidade gerando centenas de empregos. Na sua gestão Bigati preocupou-se com a qualidade da educação, principalmente das crianças quando reformou todas as creches do município, ampliou algumas e construiu a creche Mãezinha do Céu e a do Jardim John Kennedy. Também foi o responsável pelo desenvolvimento das telecomunicações no município ao trazer para Ibiporã, a primeira rede de telefonia celular da era digital. 

Grandes indústrias se instalaram em Ibiporã na gestão Nadir Bigati como confecções e logística

Sua administração 
    Como prefeito, que teve como vice-José Ary Pelisson enfrentaram a maior escassez de recursos advindos do Governo do Estado quando tínhamos um deputado ineficiente, que utilizava-se do cargo na capital apenas para promover nepotismo empregando os cunhados.  Ainda assim, sem ajuda política até 1999, um ano antes de deixar sua gestão, o município já havia conquistado 170 indústrias, 625 estabelecimentos comerciais e 530 empresas prestadoras de serviços que eram responsáveis por 65% da arrecadação tributária do município, gerando em torno de R$ 900 mil reais por mês. Um record para a época. 

Nadir Bigati com amigos de partido. Entre eles, à esquerda o fundador do MDB de Ibiporã, saudoso Jamil Sacca

Transparência 
    A administração Nadir Bigati doou terrenos para ampliação ou implantação de novas indústrias. Ao todo, foram doados 32.734,74m² - Metalúrgica New Star; Pedro Muffato & Cia Ltda; Pólo Plásticos e Embalagens; Telha Cor; Sajolo e Lima Ltda e Fábio Barbosa Neto. 
    Em sua gestão, não houve nenhuma denúncia de maracutaia com empresário nem intervenção da justiça para devolução de terrenos doados de forma irregular ou de esquema duvidoso. Bigati construiu 62 casas na Vila Esperança para famílias de baixa renda e 61 no Jardim Santa Paula.      As casas ficaram prontas em 90 dias e as famílias obtiveram a oportunidade de pagar pelo investimento num prazo de 20 anos, com juros de 3% ao ano. Somam-se a estas mais 63 casas no Conjunto Domingos Moya, próximo ao Barracão da Prefeitura e em parceria com o Estado mais 86 casas em chácaras na Taquara do Reino.  

   Nadir Bigati com Jaime Lerner, acertam para conclusão do Contorno Norte de Ibiporã sem intervenção de deputado

Na sua gestão também ocorreram grandes festividades e inaugurações de obras pelo “Cinquentenário do Município”. A mais importante delas foi resolver junto ao governo Jaime Lerner, e a Concessionária de Pedágios Econorte  a cobrança para a execução do Contorno Norte de Ibiporã, desviando o tráfego pesado na avenida Mario de Menezes. A obra encontrava-se paralisada a seis anos pela ineficácia de um deputado que representava a região.    Sem dúvida um prefeito que muito fez pelo município sem endividá-lo. Nadir Bigati zelava pelas contas públicas de tal maneira que era conhecido como “prefeito munheca”. Valorizava e prestava contas de cada centavo.  

     No final de junho de 2000, a sua administração concluiu a pavimentação asfáltica, drenagem e urbanização de passeios no Conjunto Habitacional Pedro Splendor. Graças a um convênio do CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura com a Prefeitura municipal, a Secretaria de Obras forneceu gratuitamente projetos arquitetônicos, através do Projeto “Casa Fácil” para 677 proprietários de lotes. Isso, somado às 927 novas residências e 208 estabelecimentos comerciais e/ou industriais, totalizou, nesses quatro últimos anos, 1.812 novas obras.
    Foi com apoio de sua gestão que os piscicultores do município promoveram, juntamente com a EMATER e a Secretaria Municipal de Agricultura, a feira do peixe vivo, superando as expectativas. A feira ainda é montada na Praça PIO XII, onde são comercializados peixes como pacu, piauçu, tilápia e carpas. Preocupado com a má prestação de serviços de iluminação pública prestado pela Copel, trouxe a responsabilidade para a prefeitura assumindo o compromisso de melhoria no serviço.
Nadir Bigati deu sua contribuição na política sem fazer dela um meio de vida para sí e sua família. Um exemplo de cidadão e homem público honrado. 

  Ao entregar o cargo para o sucessor, Bigati é homenageado com uma placa por Reinaldo (Nado) Gomes Ribeirete

A Família
    Antônio Nadir Bigati, era filho de José Bigati e Maria Aparecida C. Bigati, nasceu em 14 de julho de 1943 Em Ibiporã. Casou-se com Maria Ivone Peretti Bigati com quem teve três filhos: Renato, Maurício e Maria Luiza.
    Formou-se em Contabilidade no Colégio Comercial Estadual de Ibiporã em 1964. Cursou a Faculdade de Letras Anglo-Portuguesas na Universidade Estadual de Londrina. Foi professor no Colégio Estadual Olavo Bilac no período de 1969 a 1975. Foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Ibiporã, tesoureiro e vice-presidente do PMDB de Ibiporã. 

Vida profissional

    Empresário do ramo de fecularia (1961-1994) e de mercearia (1970-1985). Elegeu-se vice-prefeito na gestão do Prefeito José Maria Ferreira (1989-1992). Nesse período, foi diretor administrativo da Prefeitura. Em outubro de 1996 foi eleito prefeito e em dezembro, antes da posse, Nadir já iniciava atividades concernentes à prefeitura. Participou da última reunião anual da AMEPAR de onde saiu Presidente interino da CISMEPAR, em Porecatu. Participou da última reunião anual da AMEPAR de onde saiu Presidente interino da CISMEPAR, em Porecatu.

    Juntamente com outros 325 prefeitos, participou de um seminário na Universidade do Professor em Faxinal do Céu para conhecer parte dos programas estaduais voltados aos municípios. Em seguida, reuniu-se com o chefe do núcleo da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, em Londrina, para informar-se sobre o setor no município e região. Uma de suas últimas atividades pública foi presidir o Sindicato Rural de Ibiporã.

O velório do ex-prefeito ocorrerá na Câmara Municipal de Ibiporã à partir das 14h00 desta tarde e o sepultamento deverá ocorrer às 17 horas.

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!