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Sabado, 02 de Novembro de 2024

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Motor Clube de Ibiporã, promove exposição em homenagem ao Dia Nacional do Fusca é celebrado em 20 de janeiro

Dia Nacional do Fusca comemora a sua produção nacional e o início de uma história marcada por 24 anos consecutivos como o carro mais vendido no país

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Motor Clube de Ibiporã, promove exposição em homenagem ao Dia Nacional do Fusca é celebrado em 20 de janeiro
Motor Clube de Ibiporã
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   O Motor Clube de Ibiporã, homenageou no último domingo, o carro mais popular fabricado no Brasil e o mais charmoso do mundo. O evento ocorreu na Praça Pio XII com dezenas de expositores que, além do "fusca", apresentaram outras pérolas fabricados pela Wolksvagem. O fusca é um dos carros mais icônicos de todos os tempos. Desde que foi lançado em 1938, o veículo tem sido amado por milhões de pessoas em todo o mundo por sua durabilidade, simplicidade e personalidade única.

Mas, sem dúvida, a maior celebração deste modelo de carro foi o lançamento do filme “Se Meu Fusca Falasse” em 1968, que apresentou o personagem do Clássico Fusca Herbie, um carro de corrida com um coração de ouro.   No Brasil, no dia 20 de janeiro de 1959 tinha início a produção do lendário modelo em território nacional. E por isso a data foi a escolhida para celebrar o Dia Nacional do Fusca. Começava ali uma história que marcaria para sempre os brasileiros.

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  O Fusca, na verdade, começou a ser fabricado na Alemanha, após o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945. E logo ele se tornaria um dos automóveis mais populares do mundo. Então ele se chamava ainda Volkswagen Sedan, mas logo ganharia vários apelidos ao redor do mundo, como Kafër (Alemanha), Carocha (Portugal), Beetle (EUA), Maggiolino (Itália) e Coccinelle (França). O nome Fusca só foi adotado oficialmente em 1983.

Aqui no Brasil, o modelo chegou em 1950, primeiro importado, unidades que ficaram marcadas pelo vidro traseiro dividido. Ele passou a ser montado em solo nacional no formato CKD (com as peças ainda importadas) em 1953, em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP). Seu motor na época tinha 1.200 cm³.

O Fusca passou a ser fabricado inteiramente no país em 1959, na fábrica de São Bernardo do Campo/SP, a primeira unidade fabril da VW fora da Alemanha. Embora a data de 20 de janeiro seja considerada o início da produção em solo nacional, porque foi a data oficializada pela fabricante, a primeira unidade feita no Brasil, oficialmente, saiu da linha em 3 de janeiro de 1959.

Em sua trajetória até o fim da produção, em 1986, ele diversas opções de motorização: motor traseiro refrigerado a ar com 1.300 cm³ (a partir de 1967, com 45 cv), 1.500 cm³ (introduzido em 1970, com 52 cv, o que lhe rendeu o apelido de Fuscão) e 1.600 cm³ (em 1974, com dupla carburação, que rendia 65 cv). O câmbio foi sempre manual de quatro marchas. Em 1985, ganhava a versão 1.600 movida a etanol.

Com baixo custo e propagandas que reforçavam a sua robustez, o Fusca conquistou os brasileiros. Tanto que após sete anos de ausência no mercado, a produção foi retomada em 1993 a pedido do então presidente da República, Itamar Franco. Nascia aí o “Fusca Itamar”, que foi fabricado até 1996, movido exclusivamente a etanol.

O sucesso foi tanto que o modelo foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, alcançado o número histórico de um milhão de unidades vendidas no País em março de 1972. Até 1986, segundo a própria VW, o Brasil produziu 3,1 milhões de unidades do Fusca.

Sua imagem se tornou tão emblemática que deu origem a outro modelo em 1998: o New Beetle. Suas linhas eram inspiradas na versão original, porém, adotando uma plataforma moderna. Em 2012, ele resgatava mais uma vez o nome Fusca ao ganhar um sucessor.

Vale lembrar que existe também o Dia Mundial do Fusca, comemorado em 22 de junho, data em que Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do Sedan, em 1934.

FONTE/CRÉDITOS: UOL/Carros
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Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

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