website page view counter

Folha Regional Online

Domingo, 2 de Junho de 2024
laboratório
laboratório

Local

Miro Despachante, alerta população para golpes de "Carta Contemplada de Veículos"

Com experiência de quase 40 anos em serviços junto ao DETRAN, relata que golpes ainda são frequentes na atividade

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Miro Despachante, alerta população para golpes de
Folha Portal/Arquivo/Vereador Miro Despachante
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

     Com quase 40 anos de experiência em serviços prestados junto ao Detran PR, o despachante Claudomiro de Góes Maciel, ou o popular Miro Despachante ao discorrer sobre sua profissão ao longo dos anos, relata que apesar de toda a informação disponível nas mídias atuais, ainda é comum muitas pessoas caírem em golpes por "boa fé".  E dá um recado, principalmente em se tratando de negócios com veículos, sua especialidade no trabalho como despachante oficial do Detran.

   Miro que já foi vereador em Ibiporã, e autor de várias leis importantes, destaca a "armadilha" que os consórcios podem oferecer quando estes representados por corretores de má fé, especialmente para quem busca adquirir um veículo através da chamada "carta contemplada", usada como chamariz para atrair clientes.

     O despachante, destaca que o "Consórcio" de uma forma geral é uma ótima alternativa para a aquisição de bens e serviços, como a compra do primeiro carro, por exemplo além de outras inúmeras opções que a "ferramenta" oferece.  Porém, como em quase qualquer coisa que envolva dinheiro, há riscos de fraudes, e isto geralmente acontece na aquisição de carta contemplada de veículos e alerta que você esteja ciente dos mais comuns "golpes" os quais já tomou conhecimento nestes anos todos de profissão.

Publicidade

Leia Também:

     "Um dos golpes mais frequentes é o da carta de crédito contemplada. Apesar de a venda desse tipo de carta ser legítima, o perigo existe quando encontramos esse tipo de negócio por meio de anúncios na internet ou intermediários desconhecidos, pois após o pagamento do valor solicitado, a vítima descobre que foi enganada. Para evitar isso, é importante procurar um profissional de confiança, que cobrará eventuais custos adicionais, porém trará segurança e garantia", explica Miro Despachante.

    Outra fraude comum é a de consórcio inexistente, onde golpistas criam empresas de fachada e anunciam produtos falsos ou consórcio com parcelas já pagas, para você apenas assumir. "Os  golpistas dizem vender consórcios normais com valores que já foram quitados, pro novo cliente apenas assumir. Muitas pessoas são enganadas e, após o pagamento, os fraudadores desaparecem com o dinheiro", relata.

    Miro também alerta para o consumidor estar atento a outros detalhes. "É crucial verificar se a administradora de consórcio é autorizada pelo Banco Central pois existem empresas que promovem consórcios sem as devidas documentações no mínimo as tornando irregulares e bem menos confiáveis.  A lista de administradoras autorizadas pode ser consultada no site do Banco Central ou na Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (ABAC)", explica o ex-vereador.

     "É comum a gente se deparar com pessoas em nosso escritório que já passaram por algum dissabor nesta questão de consórcio e a compra de carta contemplada. Desta forma, quero citar aqui três ítens básicos como dicas e precauções para que os leitores desta reportagem possam prevenir fraudes", alerta Miro.

1. Ler o contrato cuidadosamente antes de assinar. Mesmo que pareça algo óbvio é importante enfatizar. Verifique todos os termos e cláusulas, como taxa de administração, valor do crédito, número de parcelas e regras de contemplação. Caso tenha dúvidas, esclareça-as com especialistas da administradora.

2. Cuidado com taxas abusivas. Consórcios sempre envolvem taxas, principalmente a taxa de administração. Compare essas taxas entre diferentes administradoras, mas lembre-se de que uma taxa menor não significa necessariamente um melhor negócio. A qualidade do serviço é o fator mais importante.

3. Sempre confira a qualidade das reviews. Pesquise sobre a administradora no site do Banco Central e em plataformas como Reclame Aqui. Verifique o tempo de existência no mercado, a reputação, e consulte opiniões de clientes sobre qualidade, transparência, agilidade e suporte na resolução de problemas.

    Miro Despachante destaca que apenas adotando essas medidas, você reduz e muito o risco de cair em golpes e pode aproveitar as vantagens do consórcio com segurança. Sempre dê preferência a administradoras consolidadas e com boa reputação, garantindo assim um investimento seguro e eficaz.  

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!