website page view counter

Folha Regional Online

Domingo, 2 de Junho de 2024
laboratório
laboratório

Local

MDB quer resgatar mulheres na política com compromisso junto a população

"Hoje as campanhas são em cima de "causas" e a população acaba ficando em segundo plano", destaca presidente

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
MDB quer resgatar mulheres na política com compromisso junto a população
Orlando Pessuti, Carolina Sacca e Dep. Sérgio Souza
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

   O MDB de Ibiporã terá como uma das metas nesta eleição, resgatar a importância da mulher no cenário legislativo, sobretudo nas questões sociais voltadas a população.  O MDB já elegeu mulheres que teve grande influência na vida política não só do partido, mas na história do município apesar de ainda vivermos uma sociedade politicamente "machista", a mulher resiste e avança.  Hoje o papel da mulher na política local é discreto, sobretudo na Câmara Municipal onde o prefeito dita as regras, e a população que deveria ser representada, perde a voz. Sobretudo a mulher.

Com deputado Anibelli Neto: Apoio irrestrito da Executiva Estadual

Publicidade

Leia Também:

    Este é um quadro que pode e deverá mudar na eleição deste ano na visão da presidente do MDB local, Dra. Carolina Sacca, pré candidata a prefeita que acredita que a mulher tem condições de atuação mais ativa do que o atual cenário apresenta. Ela acredita que tudo é resultado de fatores que não deram certo, ou por falta de planejamento. "São mulheres distintas, mas não desiguais, com atuações diferentes inerentes aos caminhos que escolheram trilhar. As vezes o sucesso da mulher na política depende de manter-se firme na bandeira que a elegeu, ou no grupo político que a apoiou. Trocar o certo pelo duvidoso pode incorrer num mandato desastroso, frustrante e sem reconhecimento da população", avalia. 

   Carolina Sacca destaca que a participação da mulher em Ibiporã tem que ser resgatada. E lembra o desafio que foi a eleição da primeira mulher numa sociedade "machista" da época em 1988 quando eleita Maria Lúcia Pierro que ao decorrer do mandato, não deixou as origens e nem se deixou levar pelas opiniões contrárias. "Foi uma mulher tão firme em seus propósitos que surpreendeu a cidade ao conquistar a presidência do Legislativo em 1991. Naquela época ninguém imaginaria que uma mulher alcançasse tamanho feito, sobretudo com os nomes que compunham o quadro legislativo", lembra. 

   A presidente do MDB que cresceu dentro partido, destaca também o cenário nacional no avanço das mulheres desde os anos 70, quando foram eleitas Terezinha Zerbini, Ruth Escobar, Anita Pires, Lucy Montoro que defenderam a igualdade entre os sexos e a maior participação das mulheres na política. Na eleição de 1982, foi formado um grupo que contribuiu muito para as campanhas dos candidatos a governador de vários estados.  E o MDB nunca ficou fora da história da representação feminina nos anos que se seguiram.

   Hoje, planejando o futuro de Ibiporã, Dra. Carolina Sacca já dispõe de um time de pretendentes a ocupar uma cadeira na Câmara, e a moçada está animada. Tem aqueles nomes "guardadinhos a sete chaves", como é peculiar das mulheres fazerem segredos. E o apoio da Executiva Estadual é o combustível para o MDB chegar a esta eleição com chapa completa de prefeito e vereadores. "Estamos abertos para alianças em busca de um objetivo comum. Uma mudança radical que é o clamor da população. E estamos preparados para o que der e vier", diz incisiva!

  A presença constante e organizada das mulheres em vários estados foi decisiva para a criação do primeiro “Conselho da Condição Feminina".  Assim, o MDB  foi o precursor para a instalação do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Mulher e da Delegacia da Mulher, que seria mais tarde efetivada pelo então secretário de segurança pública Michel Temer. Temas estes que foi várias vezes debatidos e defendidos por aqui por duas vereadoras que deixaram seus nomes história em Ibiporã.  Vereadora Lourdes Aparecida Narcizo e Dra. Maria Aparecida Zanoni Cembranelli, carinhosamente conhecida como Cidinha.  "Ibiporã nem precisaria de cota para a mulher participar da política. A personalidade e a determinação que lhes são peculiares, lhes credenciam a mostrar que sabem administrar. E a eleição é uma oportunidade ímpar que infelizmente, algumas não souberam aproveitar", observa. 

    Diplomática, a pré-candidata não cita nomes, mas podemos aqui destacar outras duas vereadoras eleitas em 2008 como Maria Romano Moretto Bianco (a Maria do Sindicato) e Maricélia Soares de Sá (a Mari), reeleita pelo MDB e 2012. Pelas duas vezes campeã de votos sendo 1.006 em 2008 e 1.368 em 2012, hoje ocupando o cargo de vice-prefeita. Infelizmente os anos se passaram e a Casa legislativa ficou sem representação feminina até 2020, quando Maria Galera desbancou os records de Mari de Sá emplacando com a causa animal 1.387 votos. "A mulher tem sim condição de igualdade de representar a população. Todos sabem que milito na área de saúde e que hoje este é o maior desafio o qual não tenho medo de encarar. Colocar pessoas certas no lugar certo, é o arroz com feijão, receita que dá certo. E na Educação não é diferente", diz a pré candidata.

     O foco do MDB é resgatar o valor da mulher no legislativo. É valorizar sua independência sem conchavos. É estar comprometida em legislar para melhorar a vida dos cidadãos que são mais importante que obras. Estas são necessárias, mas não podem se sobrepor a prioridades como a saúde, por exemplo. Para encerrar, faço das palavras de Maria Lucia Pierro, as minhas palavras, diz a pré candidata. "As mulheres precisam se entrosar cada vez mais com a política. Elas estão cada vez inseridas na vida pública e estão cada vez mais se saindo melhor".

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!