A não observância em relação a disposto Artigo 1º e seu Parágrafo Único da Lei Municipal Nº 3.098 de 20 de Abril de 2021, levou o vereador Victor Divino Carreri a cobrar que o prefeito José Maria Ferreira se digne tornar público e também encaminhar para conhecimento da Casa, as seguintes informações: Cronograma de serviços tipo "operação bota-fora", de roçagem, de limpeza e retirada de "entulho" em toda a cidade.
O motivo é a falta de informações oficiais sobre a atualização dos números apontados através do LIRAa/LIA sobre o índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti em Ibiporã, que preocupa dado ao clima propício para infestação e proliferação do transmissor da Dengue.
O vereador destaca que o mato está crescendo desordenadamente por todos os quadrantes da cidade, a roçagem e a limpeza, tem acontecido mais de uma vez até em determinados lugares em detrimento de outros que, talvez, tenham até mais necessidade por sua localização ou por fatores sociais. Que pequenas quantidades de resíduos de obras, móveis velhos, eletroeletrônicos inservíveis, e toda sorte de "entulhos", em determinadas regiões desaparecem "do dia para a noite" e em outras regiões se eternizam no local onde foram despejados.
Indiretamente o vereador dá a entender que alguns bairros são priorizados em detrimento da periferia que, de igual sorte também contribui igualmente com suas obrigações junto ao município mas não é correspondido na mesma medida. Que as endemias atreladas ao problema presente como em um "passe de mágica" deixaram de existir e, na realidade, fica a impressão de estão estão sendo "mascaradas" pelo Setor Responsável a divulgação dos Índices Oficiais.
Carreri relata que a inexistência das informações obrigatórias e necessárias sobre as ações com o objetivo de, ao menos, "amenizar" os efeitos da situação em questão, já foram requeridas através dos instrumentos próprios em outras datas, sendo que sempre a resposta "não passou nem perto" do que se esperava como retorno que, face ao exposto, ficam novamente requeridas informações consistentes que possam esclarecer aos que buscam resposta do "porquê" não se pode saber onde estarão amanhã, na próxima semana ou próximo mês, aqueles que tem que zelar pela casa chamada Ibiporã.
TAQUARA DO REINO
O vereador também está solicitando cópia do contrato de locação do imóvel onde funciona o CEMEI da Taquara do Reinoe cobra da administração um posicionamento quanto a perspectiva de reforma, ampliação e adequação do local abandonado ao lado da Escola e próximo ao poço artesiano do SAMAE para abrigar o CEMEI daquele distrito. O vereador cobra do prefeito providências urgente para solução dos problemas ocasionados pela situação de abandono em que se encontra o prédio público, enquanto se paga aluguel.
O Motivo da indicação: Muita sujeira, mato, invasão de bichos nocivos ao ser humano e também utilizado por pessoas em situação de rua e/ou como esconderijo para uso de drogas;
- Sugestão 01: Reforma e adequação do prédio para acomodar o CEMIC do local que hoje paga aluguel do local onde funciona;
- - Sugestão 02: Se não houver interesse em arrumar e aproveitar a edificação em questão vale a pena pensar em demolição e remoção dos entulhos.
Comentários: