website page view counter

Folha Regional Online

Domingo, 2 de Junho de 2024

Local

Maria Galera pede criação de Coordenadoria de "Bem Estar Animal" em caráter de urgência

Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente teria a finalidade de atender as demandas do município. 

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Maria Galera pede criação de Coordenadoria de
Arquivo/CMI
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

    Articular e promover políticas públicas voltadas para o bem-estar animal motivou a vereadora Maria Galera e cobrar o prefeito José Maria Ferreira a criação em caráter de urgência de uma Coordenadoria de Bem-Estar Animal junto à Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente com a finalidade de atender as demandas do município.  As relações entre a vereadora e o prefeito já andam abaladas a há dias, por conta do município "não ter contemplado ainda em sua estrutura  administrativa, nenhum setor, departamento ou qualquer outra assessoria, com a finalidade de atender as demandas relacionadas aos animais de Ibiporã,  sejam os errantes ou os tutelados por pessoas irresponsáveis, passíveis de fiscalização, autuação, ou orientação quanto ao zelo para com os animais se faz pertinente e imprescindível a instituição de ao menos uma coordenadoria", aponta a indicação.

Esta coordenadoria teria como missão essencial, coordenar a elaboração de políticas públicas e programas voltados à proteção, defesa e direitos animais. "Nosso compromisso abrange uma série de competências, todas centralizadas na busca por um tratamento ético e justo para os animais", defende a vereadora.  Entende-se que a criação da coordenadoria ligada à Secretaria de Meio Ambiente deva fazer parte de uma  reforma administrativa já repensada pelo Executivo e poderia ser contemplada via projeto de lei para Casa Legislativa. Com a aprovação, a medida se torna uma ferramenta para manter um diálogo contínuo com a sociedade e também atender um pedido antigo do segmento de protetores de animais, área representativa da vereadora na cidade.    

   Há muito defensores dos animais e representante da causa aguardam por uma resposta que traga efetivamente um serviço realmente funcional na deficiência a acuidade animal. Este seria um grande avanço da administração e do prefeito José Maria.  Cuidar dos animais é tão importante quanto cuidar das pessoas. E neste quesito, ainda é preciso avançar muito. É preciso que a administração entenda a importância da causa animal. É uma causa moderna, humana e atual, em que a sociedade mundo afora se preocupa.

   A criação de uma coordenadoria seria um momento histórico, uma ferramenta de construção e desenvolvimento para avançar cada vez mais os cuidados voltados à saúde reduzindo a procriação descontrolada e o abandono de cães e gatos na cidade. Parabéns a vereadora pela sensibilidade da indicação, ainda que aparentemente tardia, no fim de mandato mas não deixa de ser uma resposta significativa para uma demanda antiga.

Publicidade

Leia Também:

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!