website page view counter

Folha Regional Online

Quarta-feira, 29 de Maio de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Local

Mais de 30% dos paranaenses não têm acesso à rede de esgoto, aponta IBGE; veja total por cidade

De acordo com o Censo 2022, residências de mais de 3,46 milhões moradores do estado não são ligadas à rede de esgoto sanitário.

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Mais de 30% dos paranaenses não têm acesso à rede de esgoto, aponta IBGE; veja total por cidade
Folha Portal/Ely Damasceno
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

     Mais de 3,46 milhões de paranaenses não têm acesso à rede de esgoto. Isso representa 30,4% dos moradores do estado, ou seja, três a cada dez habitantes do Paraná. Veja, abaixo, o total por cidade. Em todo o país, a porcentagem chega a 37,5% dos brasileiros sem esgoto. Os dados foram revelados nesta sexta (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na divulgação “Censo 2022: Características dos domicílios - Resultados do universo”.

   O estudo aponta que 69,6% da população paranaense utiliza a rede geral, pluvial ou fossa ligada à rede de esgotamento sanitário. 10,3% até tem fossa séptica ou fossa filtro, mas a estrutura não é ligada à rede. Para 19,1% da população, a alternativa ainda é o uso de uma fossa rudimentar ou um buraco. 0,5% dos paranaenses, o que totaliza mais de 60,1 mil pessoas, despejam dejetos diretamente em rios, lagos, córregos ou mares e 0,2% (27,2 mil pessoas) usam valas.

   Segundo o estudo, 3.419 moradores do estado não possuem banheiro em casa. Confira no mapa abaixo qual o percentual de pessoas com água canalizada dentro de casa, esgoto, banheiros e coleta de lixo na sua cidade: Características da população paranaense sem esgoto Características dos paranaenses que não têm esgoto em casa Os dados do IBGE apontam que: entre os 27,8 mil indígenas paranaenses, 70,8% não têm acesso à rede de esgoto; entre os 3,42 milhões de moradores pardas, a porcentagem é de 34,9%; entre os 7,36 milhões de moradores brancas, a porcentagem é de 28,6%; entre os 481,62 mil moradores pretas, a porcentagem é de 27,7%; e entre os 99,81 mil moradores amarelas,12,9% não têm acesso à rede de esgoto. Considerando o total de paranaenses que não têm esgoto em casa: 60,7% são brancos; 34,5% são pardos; 3,9% são negros; 0,6% são indígenas; e 0,4% são amarelos. 

Publicidade

Leia Também:

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!