Fechada às 10h00 desta manhã a enquete de opinião pública para intensão de votos dos pré candidatos a prefeito de Ibiporã. O questionário de análises on-line, foi disposto nas redes sociais e recebeu 3.836 votos, lembrando que todos os votos são computados por IPs de Pcs e Celulares, o que impede o pretenso eleitor votar em duplicidade ou em mais de um candidato. É um voto único.
Pelos mapas de votos, percebe-se que a votação recebida pelo atual prefeito, José Maria, concentram-se na região central e zona oeste onde estão a maioria das classes A e B. O atual prefeito que deve disputar a reeleição, obteve 23% do montante dos votos registrados. Recebeu 891 votos. Curiosamente, nas mesmas regiões receberam votos a Dra. Carlina Sacca, Mari de Sá, Baccarim, Roberval e Ângela Garcia. Já a segunda votação mais expressiva ficou por conta do ex-deputado Emerson Petriv, o Boca Abeta, que recebeu 14% dos votos totalizando 542 votos concentrados na zona leste e sul de Ibiporã, onde está o segundo colégio eleitoral do município.
Mari de Sá, aparece em terceiro lugar com 13% dos votos totalizando 504. É seguida de perto pela Dra. Carolina Sacca que recebeu 11% totalizando 426 votos. Próximos com 7% (271) e 8% (310) respectivamente aparecem os ex-prefeitos João Toledo Coloniezi e Beto Baccarim. Já os vereadores Victor Carreri, Gilson Mensato e o secretário de educação, Prata Neto, parece que combinaram os votos e percentuais, com 4% cada um totalizando 155 votos. Os demais não tiveram votos de expressões, mesmo com o deboche do "é mais votado quem tem mais seguidores nas redes sociais". Logo pela pífia votação que se percebe, não é bem assim que a banda toca.
Vale lembrar que esta é uma enquete meramente de opinião que retrata o atual pensamento do eleitor diante do quadro político que se avizinha com as convenções municipais e as mudanças que podem ocorrer entre filiados e partidos. Só para medir a febre do momento, como se diz na gíria. O que também serve de parâmetro para quem tem pretensão, considerando que a totalidade de votos, representa cerca de 10% do colégio eleitoral de Ibiporã. Novas enquetes virão em dezembro. Veja os gráficos com as votações abaixo:
Comentários: