O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que terá mudança brusca no tempo, no Paraná. Nesta quinta-feira (22), uma onda de calor afeta 349 municípios do estado, com temperaturas que devem ficar 5ºC acima da média em alguma regiões, gerando riscos à saúde. Contudo, ainda na noite desta quinta e madrugada de sexta-feira (23), segundo o instituto, há um avanço de uma frente fria que atinge o estado, traz chuva e derruba as temperaturas nos próximos dias.
Nesta quinta, a tendência é que o tempo permaneça seco. O Inmet avisa que a umidade relativa do ar deve ficar baixa, variando entre 20% e 12%, com riscos de incêndios florestais e à saúde. Mas, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), no fim do dia, a chuva avança e atinge as regiões oeste, sudoeste e sul. Ao longo da sexta, a chuva atinge outras regiões paranaenses e podem ser acompanhadas de rajadas de vento de até 90 km/h. À noite, a temperatura deve despencar, conforme o Simepar.
Para o fim de semana, a previsão é de frio e com chuva em algumas regiões, conforme destaca o órgão. "Na segunda-feira (26), o frio ganha intensidade e há risco de formação de geada", diz o Simepar.
Saúde em risco
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça alguns cuidados a serem tomados em dias de muito calor e de umidade relativa do ar baixa em praticamente todo o estado. As medidas podem evitar a fadiga, desidratação ou ainda queda da pressão arterial. De acordo com a pasta, as recomendações valem para qualquer pessoa. Porém, o cuidado com idosos e crianças deve ser ainda maior, reforça a secretaria. Veja como se proteger no calor: evite ficar no sol, principalmente das 10 às 16 horas; use sempre protetor solar, independentemente do horário; beba água. Caso tenha dificuldade em ingerir água pura, incluir rodelas de limão, laranja ou hortelã, pode ser um incentivo; utilizar alarmes ou aplicativos que enviam avisos sonoros para lembrar de tomar água; consuma alimentos in natura, evitando os ultraprocessados. Frutas, verduras, legumes, arroz e feijão em geral têm alto teor de água, diferente dos ultraprocessados, que são ricos em sódio, aditivos e escassos em água. tome banhos gelados; use ventiladores; evite exercícios físicos ao ar livre em horários muito quentes.
Comentários: