website page view counter

Folha Regional Online

Domingo, 2 de Junho de 2024
laboratório
laboratório

Local

Indicação de Rafael da Farmácia, pode trazer “Condomínio do Idoso” para Ibiporã

Prefeito já enviou a Câmara Projeto de Lei doando área na cidade à Coahapar para executar a obra

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Indicação de Rafael da Farmácia, pode trazer “Condomínio do Idoso” para Ibiporã
AEN/GOV.PR
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

    Ibiporã pode receber à partir do ano que vem uma importante obra de cunho social voltado ao cidadão que chega a terceira idade. A iniciativa é do vereadaor Rafael do Nascimento de Oliveira (MDB), (o Rafael da Farmácia) que após tratativas entre o município e o Governo do Estado, indicou ao prefeito viabilizar um terreno para receber o “Viver Mais Paraná”.
   Este projeto é uma modalidade do programa estadual de habitação Casa Fácil Paraná voltada ao atendimento da pessoa idosa com a construção de condomínios residenciais fechados, onde os beneficiários podem desfrutar de um local adequado às suas necessidades e anseios.     “O objetivo do programa é proporcionar aos moradores mais qualidade de vida, por meio do atendimento periódico nas áreas de saúde e assistência social, além do estímulo à prática coletiva de atividades físicas, culturais e de lazer”, relata o vereador.
    Esta semana, o prefeito José Maria Ferreira, em atendimento ao pedido do vereador enviou a Câmara um Projeto de Lei n° 058/2023, onde esta disponibilizando um terreno do município com mais de 12 mil metros quadrados na Gleba Engenho de Ferro, para que a Cohapar possa realizar o Programa e construir o condomínio.

   A execução das obras dos empreendimentos é realizada por construtoras contratadas pela Cohapar via procedimento licitatório, com recursos do tesouro estadual, em áreas doadas pelos municípios ou adquiridas pela companhia. Os beneficiários pagam um aluguel inicialmente equivalente a 15% de um salário mínimo ao mês, que atualmente equivale a R$ 181,80 com a opção de residirem no local pelo tempo que desejaram. Os valores arrecadados são reinvestidos na política habitacional do estado, inclusive com a construção de novos empreendimentos desta modalidade.  Rafael da Farmácia, destaca a importância social da obra, e acredita que com a soma de esforços entre os poderes, este trabalho pode resultar em frutos que irá beneficiar centenas de pessoas.

Publicidade

Leia Também:

    Poderão futuramente participar do processo os cidadãos de Ibiporã que residem sozinhos ou casais com idade superior a 60 anos, com renda mensal de um a seis salários mínimos e que não possuam imóvel em sua propriedade.  “Eu ví em Ibiporã a necessidade dessa indicação, e o prefeito foi solidário, colocando-se a disposição em ajudar para que este importante empreendimento possa ser implementado aqui.  Também vimos a disposição do Governador Ratinho Junior em nos atender nessa importante demanda. Vereador tem que correr atrás, andar, fiscalizar, cobrar etc..., afinal, sou representante da comunidade, fui eleito pra isso!”, pontuou Rafael da Farmácia. 
     O vereador lembra que a obra não consiste somente na residência.

   “É um condomínio fechado, que conta com academia ao ar livre, ambulatório, centro de convivência, horta comunitária, biblioteca, sala de informática e quiosques de jogos, portaria além de sistema de segurança 24 horas. Com o avanço do programa, os projetos passaram a incorporar também outros itens, como piscina térmica, sistema de energia solar e de reaproveitamento de água da chuva.   A engenharia e a arquitetura do condomínio também levam em conta aspectos de sustentabilidade ambiental, como sistemas de captação de energia solar, captação de águas das chuvas e poços artesianos", finalizou.

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno/AEN
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!