website page view counter

Folha Regional Online

Domingo, 2 de Junho de 2024

Local

Ibiporã está entre os 30 municípios do Paraná que receberá vacinas contra Dengue.

Imunização começa em fevereiro, segundo Ministério da Saúde. Pessoas de 10 a 14 anos fazem parte do grupo prioritário.

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Ibiporã está entre os 30 municípios do Paraná que receberá vacinas contra Dengue.
Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

  Ibiporã foi relacionado entre os 30 municípios do Paraná que receberão vacinas gratuítas do Ministério da Saúde através do SUS-Sistema Único de Saúde. A notícia foi dada esta manhã.  Segundo a pasta, as vacinas serão destinadas para regiões de saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos 10 anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes. Infelizmente Ibiporã está enquadrada novamente em notícia não agradável em relação a saúde. E é dado oficial do Ministério da Saúde.

  A escolha das cidades, segundo o ministério, levou em conta também as cidades com altas taxas da doença nos últimos meses. A imunização começa em fevereiro. Entenda mais abaixo. De acordo com o ministério, serão duas doses da vacina com intervalo de três meses entre elas. Pessoas de 10 a 14 anos serão prioritárias por estarem entre o público com maior número de internações pela doença.

   O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 - todos podem causar as diferentes formas da doença. A vacina é denominada Qdenga!

Publicidade

Leia Também:

O que é a Qdenga e como ela age?

  A Qdenga (TAK-003) é um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano. A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.  Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.

A Qdenga vai ser aplicada de graça?

 Agora o imunizante do laboratório Takeda Pharma passou a integrar também o Programa Nacional de Imunizações (PNI), que reúne as vacinas aplicadas gratuitamente pelo SUS. Desde a aprovação pela Anvisa, em março, clínicas particulares passaram a disponibilizar a vacina Qdenga para seus consumidores. 

Confira as cidades que receberão as doses: Ibiporã, Londrina, Cambé, Rolândia, Jaguapitã, Florestópolis, Bela Vista do Paraíso, Jataizinho, Primeiro de Maio, Sertanópolis, Tamarana, Porecatu, Assaí, Miraselva, Lupionópolis, Guaraci, Centenário do Sul, Alvorada do Sul, Pitangueiras, Prado Ferreira, Cafeara, Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Missal, Itaipulândia, Matelândia, Serranópolis do Iguaçu, e Ramilândia.

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/g1PR
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!