website page view counter

Folha Regional Online

Domingo, 2 de Junho de 2024
laboratório
laboratório

Local

Ibiporã adere ao Susaf-PR e se destaca como polo de agronegócio familiar

Apenas um terço das cidades do Paraná possui adesão ao Susaf-PR, destacando o compromisso da Prefeitura de Ibiporã em promover o agronegócio familiar

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Ibiporã adere ao Susaf-PR e se destaca como polo de agronegócio familiar
Núcleo de Comunicação/PMI
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Ibiporã alcançou um marco significativo nesta quinta-feira (7/4) ao receber da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) o certificado de adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf-PR). A cerimônia de entrega do certificado aconteceu na Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina e contou com a presença de autoridades locais e estaduais, destacando-se como um momento especial para o setor agroindustrial da cidade.

Com a adesão ao Susaf-PR, Ibiporã agora pode credenciar agroindústrias que seguem as normas do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) para comercializar seus produtos em todo o estado. Esse sistema, criado em 2013, é voltado para a agroindústria familiar e de pequeno porte, com o objetivo de ampliar o alcance de mercado, fortalecer os serviços de inspeção nos municípios e promover o desenvolvimento da agroindústria local.

Além de estimular a economia e gerar renda para as famílias locais, o Susaf-PR contribui para a saúde pública, oferecendo aos consumidores alimentos seguros e saudáveis e prevenindo doenças transmitidas por alimentos de origem animal.

Publicidade

Leia Também:

O programa será gerido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA). A equipe técnica da SAAMA será responsável pelo cadastro, acompanhamento e certificação dos produtores que participarem do programa, sob fiscalização da ADAPAR, órgão estadual.

Sobre o Selo Susaf-PR

O Susaf-PR é um sistema criado por lei em 2013 e destinado especialmente à agroindústria familiar e de pequeno porte, que estejam registradas no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). O selo Susaf-PR pode ser concedido a municípios ou consórcios intermunicipais com serviço de inspeção estruturado e garantia de qualidade dos produtos.

Os estabelecimentos interessados em obter o selo do Susaf-PR devem seguir rigorosos programas de autocontrole, como limpeza, desinfecção, higiene, saúde dos manipuladores, manutenção das instalações e equipamentos, controle de água potável, seleção de matérias-primas e embalagens, controle de pragas e vetores, além de controle de temperatura.

A adesão ao Susaf-PR é um passo significativo para Ibiporã, que agora se destaca ainda mais como um centro de excelência em produção agroindustrial sustentável, promovendo o progresso e a segurança alimentar para todos os cidadãos.

FONTE/CRÉDITOS: Núcleo de Comunicação/PMI
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!