A prefeitura de Ibiporã entregou, o Ginásio Municipal de Esportes Pedro Dias “Munhecão’ ampliado e reformado aos ibiporaenses com investimento de R$ 5,3 milhões com recursos próprios do município. Durante o cerimonial de entrega, e nos eventos que se seguiram como a Copa das Cores e a programação do Judô, o vereador José Aparecido de Abreu (Republicanos) percebeu que dentre as centenas de pessoas que prestigiaram os eventos, haviam muitas crianças.
Isto chamou a atenção porque além de bonito, o entorno do ginásio recebeu várias opções para prática de esportes, como quadras de voleibol, basquete, academia de ginástica ao ar livre e elegantes plataformas de acrílico para a prática de tênis de mesa. No entanto, faltou opção de lazer para as crianças.
Sendo assim o vereador professor Abreu, “considerando que o ginásio passou por uma recente e excelente revitalização, indicou ao prefeito José Maria Ferreira (PSD) que estude a viabilidade de instalar ou construir um parquinho infantil do lado externo do complexo esportivo a fim de proporcionar lazer, diversão, entretenimento e bem estar para as famílias que residem naquela região, bem como, aquelas que venham participar de eventos esportivos”
O Munhecão foi inaugurado em 1982, e esta praça hoje revitalizada se traduz na integração e desenvolvimento do esporte para a cidade e toda a região. Hoje o Munhecão é um complexo esportivo moderno e multifuncional. A obra recebeu melhorias como um novo sistema de climatização, telhado com telhas termoisolantes, piso vinílico de alto desempenho e iluminação moderna para eventos noturnos.
O ginásio esportivo também recebeu importantes atualizações em termos de segurança e conforto, com arquibancadas ergonomicamente projetadas, guarda-corpo panorâmico em vidro laminado e novo alambrado para a quadra poliesportiva. O Munhecão ‘ganhou’ novas áreas esportivas, como quadras de tênis e vôlei de areia, e melhorias nas acessibilidades, com piso intertravado e passeios em concreto.
Somente um outro detalhe além da falta do play-groud para crianças. Não foi projetado um acesso para veículos de socorro (ambulância) da rua até o interior da quadra para atendimento em casos de emergência. O guarda corpo em vidro laminado também acabou se tornando um outro obstáculo em caso de ter que socorrer alguém na quadra. Será preciso levantar a maca com o paciente por cima do guarda corpo.
Vereador professor Abreu fez indicação para que o prefeito instale um play-ground no entorno do ginásio para atender as crianças
Detalhes importantes não observado no projeto até porque, os profissionais do esporte no município alegam que não foram consultados para opinar. Uma falha lamentável na concepção do projeto. A grama sintética colada nos degraus da escada de acesso à quadra também não tem "nada a ver" senão esteticamente bonito, mas inseguro. Basta um tênis molhado e aquilo vira sabão. A norma pede piso emborrachado. A diferença de um projeto feito por engenheiro e um arquiteto está aí. O engenheiro pensa na segurança, o arquiteto na "decoração"...nas cores!
Comentários: