website page view counter

Folha Regional Online

Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024

Local

Farmácia resgata figura do farmacêutico próximo da comunidade

Acolher e orientar os clientes e acompanhar a evolução de tratamentos são ações que fazem parte do dia a dia desses profissionais

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Farmácia resgata figura do farmacêutico próximo da comunidade
Rafaela Foggiato
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

     No Dia Internacional do Farmacêutico, celebrado em 25 de setembro, é necessário destacar que a atuação desses profissionais vai muito além do tradicional atendimento em balcão. Muitos desempenham um papel crucial na clínica farmacêutica, fornecendo cuidados individualizados e coletivos e também se envolvendo na comunicação e educação em saúde.

    Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no último ano, os farmacêuticos conquistaram a segunda posição na geração de empregos formais no país, ficando atrás apenas dos enfermeiros. Em 2022, houveram aproximadamente 49 mil contratações com registro em carteira, em comparação com as 31,3 mil de 2021, representando um aumento de 56%.

   Essas estatísticas revelam um interesse crescente dos profissionais de farmácia em contribuir para a saúde e o bem-estar da sociedade. E Maurício Poliquesi é um exemplo desse comprometimento. Desde a infância, ele teve contato com o mundo da saúde ao passar suas tardes em uma farmácia ajudando a organizar os remédios. Essa experiência o levou a abrir sua própria farmácia em 1992, com a missão de oferecer atendimento personalizado aos clientes.

Publicidade

Leia Também:

    Com o objetivo de aprimorar seu conhecimento e oferecer um serviço ainda mais completo, Poliquesi se formou em Farmácia em 2002. Após mais de duas décadas à frente de seu estabelecimento, ele decidiu passar o estabelecimento adiante, mas sua paixão pela profissão o manteve próximo ao balcão.

    Após vender sua loja, Maurício Poliquesi cursou Direito com o objetivo de se envolver em questões relacionadas à saúde, mas eventualmente voltou às suas raízes. Atualmente, ele trabalha na Nissei, uma das maiores redes de farmácias do Brasil, onde atua como farmacêutico clínico, desempenhando um papel fundamental na prevenção de doenças e oferecendo suporte aos clientes.

“Hoje posso atuar como uma ponte entre o paciente e o médico, auxiliando na prevenção ao agravamento de doenças e amparando o cliente que chega com dúvidas no estabelecimento”, conta Poliquesi.    A Nissei reconhece a importância do farmacêutico na promoção da saúde. Por isso, oferece uma variedade de serviços, desde o controle de doenças crônicas até orientações para parar de fumar e exames de triagem. Os farmacêuticos que fazem parte dessa equipe passam por cursos de capacitação contínua, incluindo a habilitação em vacinação e a aplicação de novos testes aprovados pela Anvisa. Tudo isso visa proporcionar um atendimento único e especializado aos clientes.

    “A clínica farmacêutica não apenas aproxima as farmácias de seus clientes, mas também as transforma em centros de saúde dedicados à prevenção e aos cuidados. Profissionais como Maurício Poliquesi exemplificam como os farmacêuticos desempenham um papel vital na promoção da saúde e no bem-estar da comunidade. Além da competência técnica, a comunicação e a atenção ao cliente são características essenciais desse profissional” explica Regina Molinari, diretora de Gente e Cultura da rede.

FONTE/CRÉDITOS: Rafaela Foggiato
Comentários:
laboratório
laboratório
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!