website page view counter

Folha Regional Online

Quinta-feira, 22 de Maio de 2025
laboratório
laboratório

Local

Falta de assistência em situações de emergência, é reclamada pela população que precisa de dentista em Ibiporã

Usuários reclamam que dentistas presentes nas UBSs, são impedidos pela secretária de saúde de atender as emergências

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Falta de assistência em situações de emergência, é reclamada pela população que precisa de dentista em Ibiporã
Arquivo/ilustração
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

     Uma série de reclamações relacionadas ao atendimento odontológico tem chegado a nossa redação por parte de pacientes que tem procurado atendimento odontológico nas UBSs de bairros em Ibiporã. Somente esta semana foram três casos de pessoas que necessitaram do serviço de emergência e não puderam ser atendidas nos postos, embora os dentistas estivessem à disposição. Os pacientes são informados pelos servidores que por ordem da "senhora secretaria de saúde", os profissionais estão impedidos de "atender emergências" e que tal procedimento somente pode ser prestado no posto central.

    Reportamos ao chefe de gabinete, Manuelino de Carvalho os reclames da população que por sua vez conversou com a secretária de saúde. A mesma (que tem pavor de atender a imprensa) reportou que "estaria verificando a situação mas não tem conhecimento de que estão com algum problema de atendimento no centro".  Por outro lado, nossa reportagem ouviu testemunho de um dos profissionais que confirmou a informação.         "Estamos revoltados e preocupados com a situação. Por conta da ordem da secretária não podemos atender e estamos receosos da revolta de alguns pacientes. Já fomos até ameaçados aqui. Quem está com dor de dente (e estamos aqui para trabalhar) não tem sentido ter que se deslocar até o postão para ser atendido. E não é culpa nossa...", revelou um dos profissionais preocupado com a situação.     Por questão de resguardar a fonte, deixamos de informar os locais dos fatos a fim de que os servidores que deram seus depoimentos não tenham seu trabalho prejudicado.

O OUTRO LADO

Publicidade

Leia Também:

    Ciente da denúncia, o vereador Gilson Mensato já havia se inteirado da situação. Conversando com nossa reportagem disse que a situação "não é bem assim".  Relatou que os casos nos postos, quando há falta de algum paciente previamente marcado e, caso os profissionais dentistas estejam desocupados, eles atendem normalmente.  No caso de não haver horário, ou disponibilidade para atendimento, os casos são encaminhados ao posto central porque nas UBSs, o atendimento é feito com horários agendados.

E reforça que no posto central os atendimentos ocorrem entre as 07h00 às 11h00, das 12h00 às 16h00, e das 16h00 às 20h00. Nas UBSs socorrem as emergências se tiver horário, caso contrário são encaminhados para o posto central. Mas pede-se ao senhor prefeito que tome ciência da situação no intuito de aprimorar cada vez mais o atendimento a saúde da população.

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )