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Quarta-feira, 14 de Maio de 2025

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Estradas rurais e suas pontes, são objetos de questionamento de vereador em Ibiporã

Pedro Luiz Chimentão observa má conservação e risco que alguns locais oferecem no escoamento de safra

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Estradas rurais e suas pontes, são objetos de questionamento de vereador em Ibiporã
Estrada do Sabãozinho (Ponte sobre o Ribeirão Sabão) entregue em julho de 2010
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    A zona rural de Ibiporã, conta com pelo menos 22 pontes, sendo que a maioria delas foram construídas na medida da necessidade que se fazia no momento. Com o passar dos anos, algumas exigiram um redimensionamento, como a ponte de travessia sobre o ribeirão Limoeiro na divisa de Ibiporã com Londrina. 
    Em 2010, o então prefeito José Maria Ferreira (PSD) em parceria com a prefeitura de Londrina e o Governo do Paraná por meio do DER, construiram duas novas pontes em alvenaria, (vigas de concreto) sobre os ribeirões Limoeiro e Poço Bonito que ainda eram de madeira.
A ponte sobre o ribeirão Limoeiro foi a primeira obra realizada em parceria pelas duas gestões municipais quando a prefeitura de Londrina era administrada por Homero Barbosa Neto e hoje tem seis metros de largura.

   Porém as demais pontes na zona rural, continuaram como foram projetadas e hoje, já não atende mais as necessidades dos agricultores especialmente durante a safra, onde o tráfego de modernos veículos como tratores, colheitadeiras, pulverizadores, e plantadeiras, exigem.
   Este fato levou o vereador Pedro Luiz Chimentão (Republicanos) a justificar que este é um problema que precisa ser discutido e revisto pelo município. Chimentão destaca que “os avanços tecnológicos inseridos no meio rural, fizeram com que os implementos agrícolas se tornaram cada vez maiores para atender o plantio/colheita, fazendo com que as pontes ficassem estreitas, proporcionando riscos de acidentes com esses implementos, colocando em risco a vida dos trabalhadores e prejuízos para os proprietários, não somente a questão de largura, mas sua má conservação também evidenciada, o que prejudica os agricultores que necessitam realizar o escoamento da safra”.

   Nesse sentido, está requerendo do Executivo Municipal e sua Secretaria de Agricultura, quais estratégias de atuação estão sendo realizadas pela Secretaria de Agricultura, para solucionar e/ou minimizar os problemas existentes nas pontes das áreas rurais no Município? Quais são os Projetos existentes? Qual a previsão para que se possa realizar essas obras? Atualmente, qual o responsável pela “gestão” nessas áreas rurais, não somente para detectar a problemática das pontes mas também das estradas?

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   Vale ressaltar que as pontes de pelo menos seis locais ainda são de madeira. Das 22 pontes no município que precisavam ser recuperadas, o prefeito José Maria garantiu junto ao Governo do Estado as vigas de concreto para a execução de 10 delas. O Governo entrou com as vigas e a prefeitura com a execução das obras.
   Na época foram anunciados um investimento de R$ 300 mil neste programa de construção e ampliação de pontes. Foram três em parceria com Londrina: No Poço Bonito, Estrada do Barreirão e Estrada do Diamante todas sobre o ribeirão Limoeiro. Depois vieram Sabãozinho (sobre o Rio Sabão), Estrada da Tulha (Água das Abóboras, e Engenho de Ferro no conjunto Afonso Sarábia.

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Assessoria/CMI
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Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

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