Uma empresa especializada em carros personalizados de Cianorte, no noroeste do Paraná, descobriu um nicho de mercado poderoso ao apostar no ramo funerário. O negócio fez tanto sucesso que um dos veículos do grupo foi escolhido para levar os caixões nos cortejos de personalidades icônicas como Rita Lee e Pelé. O diretor comercial da companhia, Kennedy Bacarin, conta que o primeiro carro foi adaptado em 2009 -um Chrysler 300 C Touring. O pedido veio de uma funerária do interior de São Paulo. "Na época, foi eleito o carro funerário mais bonito do mundo pela revista Car and Drive e, até hoje, é um carro de muito sucesso", conta.
Bacarin diz que o veículo se tornou o xodó da empresa que o adquiriu e que prestou o serviço nos cortejos de personalidades. "O primeiro carro de luxo nosso foi o carro que levou o rei Pelé agora, ano passado. [..] É o que levou a Rita Lee. O meu cliente, dono da funerária do interior de São Paulo, de Limeira, que foi meu primeiro cliente no segmento funerário, tem um carro como um bibelô até hoje", conta.
Bacarin destaca que se trata de um carro magnífico, com rodas de aro 22 e detalhes de caixões em miniatura. Para o empresário, o sucesso do veículo é um incentivo ainda maior à criatividade na hora de desenvolver novos modelos. "É muito satisfatório. E isso também é um combustível para a gente querer inovar e fazer cada vez mais, como o projeto que a gente tá fazendo, de uma Harley Davidson funerária, uma Jaguar F-Pace funerária de luxo, dentre outros que virão por aí", afirma.
Investimentos continuam
Segundo Bacarin, a empresa atualmente adapta cerca de 80 carros por ano e o trabalho realizado é quase artesanal, por isso, o tempo de adaptação dos veículos pode variar. "Depende do modelo. A gente pode demorar 60 dias ou um ano, como o projeto de uma Harley Davidson. 60, 150 dias, 180... depende", explica. Além dos carros de luxo para cortejos de humanos, a empresa está se dedicando ao mercado funerário pet. Recentemente, a empresa adaptou um Mini Cooper 100% elétrico para cortejos de animais. Veículo adaptado para realizar cortejos de pets.
O mercado funerário de luxo Empresas do Paraná têm enxergado no mercado funerário de luxo uma forma de se destacar e conseguir aumentar o faturamento. Um grupo de assistência familiar de Maringá, no norte do estado, encomendou com Bacarin um Porsche Panamera para, de forma itinerante, realizar os cortejos funerários dos associados dos três estados em que a empresa atua: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “O carro nunca vai ficar em um local específico. A gente tem esse equipamento realmente para poder mostrar a nossa inovação, a nossa qualidade de trabalho”, explica o Diretor do Núcleo de Serviços Póstumos da empresa, Rogério Sasazawa.
Além do Porsche, a empresa também tem investido em estrutura luxuosa para receber associados e familiares. Nas capelas funerárias do grupo, é possível encontrar cadeiras que custam em média R$ 4 mil, piano de cauda branco e urnas funerárias que chegam a R$ 50 mil. “Isso é muito mais ligado à estrutura, muito mais ligado à qualidade. São itens de luxo, mas não representam o luxo para pessoas específicas”, afirma Sasazawa.
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