O micro empresário Reginaldo Celestino, diretor da empresa Londripaver ME, contratada para executar o assentamento de tijolos de “paver” no estacionamento e calçadas da Unidade Básica de Saúde, José Silva Sá, no Jardim Pérola em Ibiporã, está em vias de buscar a Justiça do Trabalho para tentar receber o pagamento pelos serviços já concluídos há quase dois meses.
Ele reclama que por várias tentativas infrutíferas, tem buscado contato com a empresa Três Vales Saneamento Básico Ltda, sediada em Umuarama PR, que venceu a licitação junto a Prefeitura de Ibiporã para execução desta obra, além de outras UBSs, como La Fontaine, Olemário Borges e Orlando Pelisson. Esta mesma empresa, acusada de não dar satisfações à cobranças, recebeu do prefeito José Maria Ferreira (PSD) em janeiro deste ano, um aditivo de valores de R$ 233,6 mil reais elevando o contrato no valor total para R$ 3,6 milhões de reais curiosamente, justificado exatamente pela obra da UBS do Jardim Pérola.
O empresário destaca que não conseguindo respostas da contratante, e nem é atendido mais pela empresa dado a insistência na cobrança, buscou contato com a Prefeitura Municipal através do Secretário de Obras, Junior Frederico Aliano e o mesmo sugeriu que fosse feito um protocolo ou que buscassem a ouvidoria para formalizar a reclamação.
Celestino reclama que a ouvidoria não atende e que o secretário o teria atendido com desdém quando solicitou ao mesmo que ligasse para a empresa responsável pelo pagamento. “Como é que a prefeitura contrata uma empresa que não paga ninguém?”, quando alega que já aguarda por mais de 40 dias orientações de como proceder para receber o serviço já concluído. O empresário também relata que disse ao secretário em levar o caso para conhecimento da imprensa e recebeu como resposta: “Se você chamar a imprensa, eles vão pagar o salário de vocês?”
A empresa vencedora da licitação foi procurada e não deu retorno. Nossa reportagem também procurou a prefeitura de Ibiporã para saber o que se passa. Em resposta, o porta voz da administração relatou que já é de conhecimento do prefeito tal fato. “Nós temos um compromisso com a empresa (Três Vales) e quem reclama é uma terceirizada contratada por ela. A prefeitura não pode responder se quem contratou pagou ou deixou de pagar, infelizmente. É complicado, mas entramos em contato com o financeiro da empresa e solicitamos que pague logo pelo serviço prestado”, justificou.
No entanto ficou a dúvida se a empresa já recebeu e não pagou a contratada terceirizada, ou se a prefeitura iria fazer o pagamento ainda ontem, o que é mais improvável dado ao prazo já decorrido. Voltamos a cobrar esta informação e ainda não obtivemos confirmação, nem da Três Vale, nem da prefeitura. Servidores da Londripaver ameaçam acionar a Justiça do Trabalho e o Ministério Público se não houver uma solução nesta próxima semana.
Comentários: