website page view counter

Folha Regional Online

Domingo, 13 de Outubro de 2024
laboratório
laboratório

Local

Em clima de eleição, a florada dos ipês traz um colorido a mais para Ibiporã

A beleza das árvores chama a atenção de todos, mas em especial nas avenidas do centro

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Em clima de eleição, a florada dos ipês traz um colorido a mais para Ibiporã
Ely Damasceno
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

   As baixas temperaturas e escassez de chuvas trazem consigo toda a exuberância das cores dos ipês, que pintam a cidade de Ibiporã de roxo, amarelo, rosa, branco.  As ruas, os praças, as calçadas são tomadas por tapetes de flores, num espetáculo sem igual. O ipê floresce uma vez por ano, de julho a agosto, quando os dias são mais curtos. O nome ipê origina-se da língua indígena tupi e significa casca dura.

    E o interessante é que todas suas folhas caem antes de darem lugar as belíssimas flores. E mesmo sendo um período de muita sequidão, os ipês demonstram toda sua beleza, num show de resistência.  Sendo uma coincidência ou não, este ano a florada atrasou cerca de 10 dias, e a beleza das floradas alegram a cidade em plena campanha eleitoral.

Publicidade

Leia Também:

Nas avenidas Paraná e Santos Dumont ipês-brancos e amarelos tem sido um belo destaque em contraste com as floreiras coloridas dando boas-vindas a quem passa e para para apreciar.  Com suas flores que amanhecem no chão  formam um tapete colorido como uma mensagem que transmite força e fé, em meio as adversidades.

     Os ipês tem sido amplamente fotografada e os registros postados nas redes sociais. Os ângulos e visões são bastante diversificados com olhares poéticos e até músicas de fundo. O cenário nos lembra que necessitamos dar uma pausa na correria diária para apreciar esses pequenos milagres e, consequentemente, renovar as energias e que mesmo nos momentos mais difíceis, de escassez, podemos oferecer o que temos de mais belo e jamais perder a esperança porque nossa casca é dura.

   Ao pisar no tapete de pétalas que se forma ao redor do ipê, nos sentimos transportado para um mundo onde as preocupações cotidianas se dissipam. Cada pétala que toca o solo é um lembrete de que a vida é fugaz, mas que também possui momentos de pura exuberância.

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )