No retorno das aulas, o fluxo de veículos e a circulação de pessoas próximas as escolas volta a ser tema de discussão e de muita reclamação, especialmente contra maus motoristas, que param sobre faixas, impedem portões de entrada e saída, param em fila dupla e outros pequenos abusos que chegam a irritar, quem preza pela boa organização do trânsito. Neste locais a atenção no trânsito e a fiscalização são constantemente cobrada junto ao setor Dtrânsito em Ibiporã.
Hoje circulou um vídeo pelas redes sociais, onde uma viatura do departamento de trânsito estava estacionada em frente ao CMEI Recanto dos Baixinhos, na rua Padre Vitoriano Valente, cujo interlocutor, chamava de "carro da CMTU " e que supostamente estaria impedindo a rampa de acesso a cadeirantes.
Publicidade
Vale ressaltar que em Ibiporã, não existe CMTU, este departamento é em Londrina, embora o veículo seja viatura oficial do departamento local. O departamento de trânsito, esclareceu que a viatura estava em serviço, à pedido da própria comunidade escolar e encontrava-se estacionada regularmente. E, mesmo que estivesse estacionado de maneira irregular, por qualquer que seja a situação, são amparados pelo CTB-Código de Trânsito Brasileiro, Art. 280, parágrafo 06.
Os Agentes de Trânsito, são requisitados regularmente por conta de alguns abusos provocados pela má educação no trânsito e até por casos de abusos de autoridade que acabam se transformando em vias de fato e até ameaças, como ocorreu no dia de ontem com uma munícipe que foi ofendida e agredida verbalmente por um motorista em frente a Escola Rotary.
Entre os trabalhos realizados pelo serviço de trânsito, estão estas blitzen em frente as escolas municipais e CMEIs, não com o intuito de multar, mas de orientação sobre o respeito às vagas, as faixas de pedestres e atenção a passagem de crianças nesses locais. Evidente que em alguns casos, como foi observado pelo setor de trânsito, denúncias de Jovens exibicionistas empinando motos, ou as mesmas com suspeita de adulteração no escape, e até mesmo documentação, em alguns casos são fiscalizados.
Numa dessas blitzen, são descobertos os chamados veículos "bambús" baixados do Detran e sem documentação, o que configura infração grave com apreensão dos mesmos. Outros estacionados irregularmente e em local inadequado.
Por isso, o departamento de trânsito, faz a fiscalização itinerante, em locais e horários diferentes orientando os pais e os motoristas a se precaverem contra o acometimento de possíveis infrações e até acidentes de trânsito.
"A simples presença dos agentes, por si só, já intimida ações que possam trazer prejuízo ao trânsito que transcorre com maior fluidez e poderiam ser dispensados, se houvesse uma maior empatia e educação no trânsito por parte dos motoristas", observa o diretor do departamento, Clóvis Borninoski. Além do mais, esta presença acaba corroborando para promover uma segurança a mais aos pais e alunos.
Aos motoristas fica a orientação para não obstruírem em fila dupla a passagem dos demais, e fazer a parada com segurança e em locais próprios. Além disso, orienta-se os pais para que ensine as crianças a evitar contato com estranhos e portar sempre consigo um documento constando seu nome, sua escola, um numero de telefone ou endereço com o nome dos pais ou responsável.
FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários: