Para melhorar as condições de trafegabilidade nas ruas no entorno do Lago Beltrtão Park e consequentemente adequar o quadrilátero de forma a facilitar a orientação e fiscalização do trânsito, a administração municipal está promovendo mudanças nos sentidos de algumas ruas no entorno do lago.
Por intermédio do DTrânsito - Departamento Municipal de Trânsito a as mudanças e alterações no sentido de vias bem como as novas sinalizações obedecem a um estudo prévio feito pela secretaria. Mas, para pôr em prática tais medidas, a administração deverá desenvolver campanhas informativas e orientação junto à população. Á partir de hoje, 18 já passa a valer a nova sinalização vertical e horizontal no entorno do lago, sendo mantido o tráfego em via dupla, apenas na pista sobre a barragem que divide os bairros.
A Rua José Malvezzi, por exemplo, vai ganhar novo sentido de direção e será mão única para “entrada no lago” A coordenação de sinalização do Dtrânsito explica que, durante o processo de alteração do sentido da via, desde o início dos estudos até a mudança ser implantada, organizou diversos levantamentos para analisar, precisamente, a necessidade de alteração, as quais são sempre amparadas no manual do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). “Antes de qualquer alteração, fazemos um estudo técnico para que o resultado seja o melhor possível para a fluidez do trânsito. Quando vamos fazer alguma alteração viária, analisamos toda a área de influência, ou seja, não apenas a rua que nós vamos alterar o fluxo, mas também as outras vias adjacentes para que haja um equilíbrio no trânsito após as alterações”, explica Clóvis Bordinoski, diretor do departamento.
Além do embasamento técnico, a houve a consulta de moradores e condutores que circulam pelas vias cujo sentido foi alterado, de modo a evitar transtorno à população. “A gente conversa com moradores da localidade, quando preciso levantamos o quantitativo de veículos que trafegam diariamente pela via, tudo para que possamos proceder à mudança de forma positiva. O fluxo de veículos aqui aumentou consideravelmente com a atração do lago”, pontuou Bordinoski.
Já as ruas Lerte Pelisson e Cícero Pontes Paes terão seu trânsito apenas no sentido da Rua das Margaridas, paralela a linha férrea. “A população deverá levar ainda uns dez dias para se acostumar, mas as mudanças somam para melhor”, destaca o diretor de trânsito que lamenta o vandalismo com pixações nas placas de sinalização recém instaladas. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos já promoveu a limpeza e higienização das placas vandalizadas, cujas câmeras de segurança vão acabar identificando os meliantes pichadores.
O entorno do lago possui pista livre de 3,50m e área de 2,20m para estacionamento além de 2m de ciclovia. As ruas ganharam faixas de pedestres e 15 placas horizontais nas ruas do entorno do lago conforme se observa no mapa abaixo.
Comentários: