website page view counter

Folha Regional Online

Sexta-feira, 18 de Julho de 2025

Local

Dengue avança no Paraná, e estado tem duas mortes e mais de 7 mil novos casos em uma semana

As duas mortes foram registradas em Apucarana, no norte. Ao todo, são mais de 29 mil confirmações da doença.

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Dengue avança no Paraná, e estado tem duas mortes e mais de 7 mil novos casos em uma semana
Divulgação/Fiocruz
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

       O norte do Paraná enfrenta uma epidemia de dengue. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou 7.238 novos casos de dengue no Estado em apenas uma semana. No mesmo período, o estado registrou duas novas mortes pela doença - ambas em Apucarana, no norte do estado.   De acordo com a secretaria, as mortes foram entre os dias 13 e 18 de janeiro. São dois homens, um de 22 anos e outro de 73 anos, ambos sem comorbidades.

   O boletim divulgado nesta terça-feira (6) traz dados do atual ciclo epidemiológico, que começou em julho de 2023 e vai até o fim de julho deste ano. Desde o começo do ciclo, o Paraná registrou oito mortes e 29.075 casos da doença.  Casos por região: De acordo com o boletim, a regional de Apucarana é a com mais casos de dengue: são 7.011 confirmações, seguida da regional de Londrina (2.904), Paranavaí (2.697), Ivaiporã (2.663) e Cascavel (2.264).

   O novo boletim confirmou ainda 12 novos casos de chikungunya - são 71 confirmações da doença no período epidemiológico. Do total de casos, 52 são autóctones, quando a doença foi contraída no município de residência. A secretaria disse que não houve confirmação de casos de zika vírus no período. Quais os sintomas da dengue? A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada com o vírus. Após a picada, os sintomas podem aparecer em até 15 dias, segundo a Secretaria de Saúde. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é febre alta (39°C a 40°C), que dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. A dengue pode provocar também: manchas no rosto, tronco, braços e pernas. Os pacientes podem ter ainda perda de apetite, náuseas e vômitos.  Manter os quintais limpos e remover objetos que podem acumular água parada são medidas simples de prevenções que podem evitar uma epidemia.

Leia Também:

FONTE/CRÉDITOS: Divulgação/Fiocruz
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )