website page view counter

Folha Regional Online

Domingo, 2 de Junho de 2024
laboratório
laboratório

Local

Consulta a opinião pública, já dá o tom do que será a "Campanha Eleitoral" deste ano

Apesar de não ter nenhuma restrição, as enquetes também não são consideradas ciência exata. Mas retrata o momento político

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Consulta a opinião pública, já dá o tom do que será a
Folha Portal/Ely Damasceno
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

    Na última semana correu por algumas redes sociais, o resultado de uma enquete realizada pelo chamado "Instituto Data Povo". A diferença de "enquete" para "pesquisa", é que a enquete pode ser feita por qualquer cidadão ou agremiação já que não há nada de ilegalidade em consultar a opinião pública. A enquete também não se utiliza de nenhum artifício destes geralmente utilizado em "pesquisa" quando o entrevistado por vezes é induzido a escolha do candidato. Por isso, não é considerada como "ciência exata" ou base legal para um programa eleitoral, mas serve para dar o tom que a banda está tocando.

   Já a pesquisa, geralmente é contratada e paga a peso de ouro, seja por partidos ou político em particular, apontando resultado que satisfaça ou agrade quem a contratou. Por isso sua divulgação precisa ser registrada na Justiça Eleitoral.  Tivemos acesso a aos números desta modesta, mas não menos importante "enquete", que ouviu no último dia 30/12/2023, 185 cidadãos da região central da cidade. Com idades entre 16 e 60 anos, ao longo das avenidas Paraná e Santos Dumont,  a opinião expressa do eleitor retrata o momento político que a cidade  vive.

     Na enquete, foram relacionados os nomes do atual prefeito, José Maria Ferreira e os demais pré-candidatos postulantes a ocupar o cargo na chefia do Executivo Municipal. Além do prefeito, o contador e ex-vereador Roberval dos Santos, o ex-deputado federal Emerson Petriv, o Boca Aberta (que já tem domincílio em Ibiporã), o ex-prefeito João da Caixa, a vice-prefeita Mari de Sá, e as ex-candidatas a deputadas estadual e Federal respectivamente, a professora Angela Garcia e Dra. Carolina Sacca.

Publicidade

Leia Também:

 A proposta da enquete, segundo o "Data Povo", era propor alguns nomes que estão sendo comentados nas ruas, ou eles mesmos desejam concorrer. Ressalto aqui que não foram lembrados ainda os nomes do ex-prefeito Beto Baccarim, Reinaldo Ribeirete e do vereador Victor Carreri.  Como registramos,  a "enquete" não tem nenhum valor científico. É apenas para mostrar os movimentos para o pleito que se aproxima e oferecer ao eleitorado uma ideia de como será a campanha.

Veja como ficaram os números:

José Maria: 26%

Roberval dos Santos: 08%

Boca Aberta: 31%

João da Caixa: 08%

Mari de Sá: 07%

Dra. Carolina Sacca: 01%

Profª- Angela Garcia: 01%

   O pré-candidato e ex-deputado federal Boca Aberta foi uma das surpresas na enquete. A outra surpresa foi a baixa votação recebida pelas duas ex-candidatas a deputadas, Angela e Carolina.  Isto retrata que a população tem memória curta, mas por outro lado requer mudanças.              Apesar da surpresa, o nome de Boca Aberta não está passando despercebido no dia a dia de suas andanças pelos bairros da cidade.  Boca Aberta, faz com sua carreata nos finais de semana uma espécie de “turnê pela mudança” e se destaca principalmente por sua atuação mesmo fora da política, trabalhando com apoio da família Boca Aberta, principalmente pela população mais carente. E isto tem sido reconhecido pela repercussão nas mídias sociais. 

 

   O "Data Povo" deverá iniciar à partir da semana que vem uma nova enquete, desta feita para medir a popularidade dos atuais vereadores, até porque, a maioria dos partidos ainda não definiram quem serão os candidatos. Já tem vereador que é certo que não disputará a reeleição, mas já está negociando um cargo de secretário com o atual prefeito. Por outro lado há no funcionalismo uma rejeição, porque este vereador teria votado contra o aumento de salários dos servidores. 

 

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!