O projeto da "Farmácia Comunitária" de Ibiporã tem uma história conhecida por poucos. Porém reconhecida por muitos, inclusive fora de Ibiporã e até fora do Brasil. O projeto nasceu da criatividade de um cidadão simples, mas predestinado a ajudar o próximo. Rafael do Nascimento que ficou conhecido como Rafael da Farmácia, foi criado dentro de uma farmácia desde os 11 anos de idade quando foi trabalhar de aprendiz na Farmácia Nossa Senhora Aparecida do saudoso farmacêutico João Rossi.
Apaixonado pelo trabalho, passou a levar para casa todas as bulas que podia e estudava uma a uma para adquirir conhecimento sobre sua aplicação e eficácia no tratamento das enfermidades. Com o passar dos anos, e ganhando experiência profissional, dividia seu tempo entre a farmácia e atividades na igreja. Rafael da Farmácia que é natural de Centenário do Sul, veio para Ibiporã ainda criança com seus pais Simão Roque de Oliveira e Loudes do Nascimento Oliveira. Casou-se em Ibiporã em 1978 e é pai de três filhas, Rafaela, Regiane e Rebeca.
Primeiras doações de medicamentos eram organizados para distribuição na própria residência de Rafael
Conhecendo a necessidade do povo, com o Jardim San Rafael ainda em desenvolvimento, procurava ajudar as famílias carentes como podia, ofertando a medicação que alguém necessitasse, muitas vezes pagando do próprio salário. Ainda em 1983, mudou-se para o bairro habitado por muitas famílias de baixa renda e com pouca infraestrutura inclusive, sem asfalto. Em 1999 surgiu a ideia de criar uma "Farmácia Comunitária" onde pudesse concentrar os fármocos recebidos em doação por famílias, consultórios, clínicas, farmácias e laboratórios. Rafael buscava as doações e ainda em sua casa, montou o desejado projeto para ajudar a comunidade.
Lançamento da pedra fundamental da Farmácia Comunitária no Jardim San Rafael
Em 8 de junho de 2001, nascia ali, no Jardim San Rafael o lançamento da pedra fundamental da que seria a primeira Farmácia Comunitária do Brasil instalada na avenida Londrina n° 90 num pequeno prédio de 62 metros quadrados num terreno de 390 m2. A farmácia foi inaugurada em 11 de novembro de 2001. Nos primeiros dois anos de funcionamento, a farmácia já atendia em média 1.500 pessoas por mês, contabilizando mais de 20 mil atendimentos no ano.
Obra finalmente iniciada da primeira Farmácia Comunitária do Brasil
O trabalho ganhou repercussão a ponto de em 2021, uma ONG norte americana, vir a Ibiporã conhecer o projeto. Já nesta época Rafael já estava engajado em vários projetos sociais no bairro, ajudando a promover festas e eventos como a Festa do Caminhoneiro e Rodeios.
A comitiva norte americana veio a Londrina para participar da Conferência de Network que reuniu 185 organizações de saúde vindas de 60 países. O grupo além de visitar o projeto, requisitou elementos e levou fotos com a finalidade de desenvolverem a ideia junto as autoridades de saúde de seus países. O governo americano foi um dos que adotaram o projeto.
Americanos se encantam com projeto e levam ideia para os Estados Unidos
O projeto da Farmácia Comunitária de Ibiporã foi a primeira a receber reconhecimento do Ministério da Justiça como OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. À partir daí a notícia espalhou-se e autoridades de vários municípios e estados vieram a Ibiporã conhecer o projeto, hoje funcionando em dezenas de municípios do Paraná, Santa Catarina e até Brasília. A notoriedade de Rafael garantiu a ele a oportunidade de chegar a Câmara Municipal onde foi eleito em 2017 e reeleito em 2021. Rafael da Farmácia foi um dos braços a ajudar na organização e construção da igreja do Jardim San Rafael. Passados anos, continua com a mesma disposição trabalhando pelo povo. Neste pleito de 2024, ele coloca-se mais uma vez como pré-candidato.
Festa do caminhoneiro e rodeios iniciados no Jardim San Rafael ainda no início
Comentários: