website page view counter

Folha Regional Online

Sexta-feira, 13 de Junho de 2025
laboratório
laboratório

Local

Com escalada de casos de dengue, Paraná decreta situação de emergência em saúde pública

Segundo governo, decreto permite intensificar visitas domiciliares, recomendações relacionadas à aquisição de larvicidas e cobrança do cumprimento de determinações sanitárias.

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Com escalada de casos de dengue, Paraná decreta situação de emergência em saúde pública
Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Paraná entrou, nesta quinta-feira (14), em estado de emergência de saúde pública por conta da alta de casos de dengue. A decisão foi anunciada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) e diminui a burocracia para a distribuição de recursos, por exemplo.  Aedes aegypti é vetor da chikungunya, dengue, Zika e febre amarela Freepik.

   Desde o início do atual período epidemiológico, iniciado em agosto de 2023, o Paraná soma 222.590 notificações com 90.972 confirmações e 49 óbitos. No boletim epidemiológico mais recente, divulgado na terça-feira (12), foram registradas 34.996 notificações da doença, 17.044 casos e 12 mortes. “Essa é uma medida preventiva, de caráter excepcional. O Estado tem realizado um grande esforço para reduzir o número de casos da doença, tanto em aporte financeiro como em apoio especializado aos municípios. O decreto permite reforçar essas ações, somando mais forças no combate à dengue”, afirmou o secretário Beto Preto.

Publicidade

Leia Também:

   Funcionamento do decreto

De acordo com o Governo do Paraná, o decreto de emergência valerá por 90 dias e tem como finalidade reforçar ações adotadas para o controle e combate. Entre os principais pontos previstos no decreto estão: Intensificação das visitas domiciliares para identificação e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti; Recomendações relacionadas à aquisição de larvicidas; Cumprimento de determinações sanitárias estabelecidas pelo Sistema Único Saúde (SUS), entre as quais o dever da população facilitar a aplicação de medidas sanitárias relativas às doenças transmissíveis, como visitas domiciliares.    O documento permite também dar mais agilidade na destinação de recursos do governo estadual e federal aos municípios. Lista: CIC é o bairro de Curitiba com mais casos de dengue Entenda:

Quase R$ 100 milhões em recursos

No início de março a Sesa anunciou R$ 93 milhões em recursos para fortalecer o combate à dengue nos municípios. O montante, conforme a secretaria, tem como objetivo fortalecer ações de prevenção, promoção e proteção da saúde dos municípios. Estado terá mobilização contra doença No próximo sábado (16), o Paraná vai reforçar as ações de limpeza e conscientização contra a dengue em vários municípios. Conforme a pasta, a ação irá unir equipes municipais e estaduais e deverá, ao longo do dia, fortalecer a prevenção e controle da doença, sobretudo com a orientação da população para remoção de criadouros. 

FONTE/CRÉDITOS: Aline Pavanelli/RPC
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )