A "perfeita e sustentável" cobertura instalada no ponto de ônibus em frente a Câmara Municipal que por si só gera energia e possui tomada para carregar celulares, era um projeto piloto para durar no mínimo 10 anos. Já na primeira chuva apresentou problemas, chovendo mais dentro do que fora. Outro problema provocado pela cachoeira dentro da cobertura, era o risco de eletrocutar o passageiro numa tentativa de utilizar o carregador de celular instalado e tomado pela água que escorria pelas paredes laterais da cobertura. Agora, com pouco mais de seis meses a estrutura já apresenta corrosão e ferrugem o que supõe-se ter faltado tratamento ao material utilizado, anti ferrugem como uma pintura primer no fundo da tinta sobreposta as chapas.
A empresa responsável por essa tecnologia, é a chamada "copia e cola" executada pela própria prefeitura através de seu arquiteto Julio Cesar Dutra e a julgar pelo período de testes e os custos de cada unidade, as falhas apresentadas são passiveis de serem revistas. Principalmente no aspecto custo x benefício ao longo do tempo. A estrutura metálica sendo tomada pela ferrugem com o tempo poderá oferecer risco de cair, o que já causa preocupação aos usuários do transporte público em Ibiporã.
Importante destacar que este tipo de problema poderá vir a ocorrer com as outras dezenas de coberturas que vem sendo instaladas pela cidade, o que implicará em mais demanda de recursos para sua manutenção, quando na verdade foi projetada para em tese, oferecer condições satisfatórias ao usuário de transporte coletivo e durabilidade.
Enfim, esta não é simplesmente uma questão de "pegar no pé", mas de levar a discussão sobre o valor do investimento, apresentar as falhas e que a administração municipal tome providências no sentido de fiscalizar os serviços contratados e cobrar responsabilidade na qualidade do produto final. Na dúvida a prefeitura poderá utilizar-se de um de seus engenheiros porque deixar por conta de arquiteto, já dá para notar que não dá certo. A florzinha no canteiro pode parecer bonita, mas se a terra não for bem adubada, em pouco tempo morre. "Think about!"
Comentários: