Com um buraco na cabeça e praticamente sem um dos olhos, com globo ocular apenas pendurado por uma membrana, um pequeno cão em estado de saúde lamentável, provavelmente torturado, foi abandonado no portão de uma residência na rua Joaquim Pereira Dalmázio, 151 no Conjunto Jamil Sacca, zona sul de Ibiporã. Segundo relato da jovem Tatiane Michele Marques que encontrou o animal, o cachorro estava sangrando, com bicheira nos ferimentos e nem mesmo conseguia se mover não se sabe se pelo seu estado de saúde, ou se por fome e sede. “Ele não conseguia andar, e sequer tinha noção de onde estava. Dá para ver que foi tudo muito recente mesmo. Eu dei água com dipirona e um pouco de soro para ele. Só não queria comer”, observou a moradora que não teve como acolher pois já tem um de grande porte no quintal.
O fato ocorreu na noite de sábado, com a ajuda de uma conhecida, que trabalha como UBER, Tatiane Marques procurou socorro para o animal, mas a chamada ONG que deveria dar assistência aos animais abandonados não responde aos apelos. Ibiporã ainda é carente de assistência social para animais abandonados pois não conta com um centro de zoonoses. Ficou só na promessa. Então buscou ajuda na ONG "Todos os Bichos" que conseguiu um lar temporário no final de semana. O animalzinho foi acolhido e, por conta da gravidade em que encontrava foi levado pela Francieli Noemia direto para a Clínica Vila Pet onde o Dr. Edgar atendeu com muita solidariedade promovendo os primeiros socorros.
Após passar por consulta, foi verificado que, por conta da mutilação, não seria possível salvar o olho e deverá passar por cirurgia para retirada do globo ocular que estava tomado de bicheira. Para isso o cão necessita ficar internado até se estabilizar para a cirurgia. Porém a jovem que socorreu o animal não tem condições para arcar com as despesas da clínica o que enseja uma campanha de contribuição voluntária para custear o tratamento do bichinho. Acostumada a resgatar animais em situação de abandono, Francieli avaliou que não há previsão de como será a vida do cãozinho ao se recuperar pois o trauma foi grande.
“A gente deixou ele na clínica para fazer a cirurgia, só vamos saber como será a adaptação depois que ele voltar para o lar temporário”, observou. Fica o apelo aos leitores deste Portal e também os seguidores do Programa J.Campos Notícias, no facebook o pedido de quem puder colaborar com qualquer quantia através de PIX para a chave: 43 99624 7684 (Reginaldo Gumiero). Os recursos em doação serão destinados ao tratamento deste animal que assim que recuperado, poderá também ser adotado com responsabilidade.
ONG TODOS OS BICHOS: Sem ter apoio financeiro fixo, a ong mantém o resgate de animais com venda de rifas, bazares, uma banca na feira aos domingos além de apoio voluntário. A responsável pela organização explicou que o foco da ONG é justamente em bichos abandonados já doentes. “Resgato em especial os animais doentes porque é difícil para alguém resgatar. Ninguém quer esses bichos até porque a adoção depois é bem mais complicada”. Para arcar com os custos clínicos da internação, cirurgia e cuidados durante a adaptação, a ONG agradece a contribuição voluntária.
Comentários: